21 de julho de 2023

BRIOCHE GUIRLANDA COM CREME de MATCHA


Renascer com as manhãs, todos os dias,
ter um rio correndo em minhas veias,
ser a paixão, a carícia que alivia,
nadar no mar com os golfinhos e as sereias...
Pisar estrelas refletidas nas marés,
desejar o que eu quero, e eu não devia,
sentir a areia, tão macia sob os pés,
ser a mulher, mas também ser poesia...

Eu sou muito curiosa!
Eu acho que, talvez, eu seja um pouco retardada, 
porque eu nunca passei da idade dos porquês, 
e eu nunca parei de me deslumbrar com as pequenas maravilhas
do mundo. Eu alimento esses sentimentos, explorando
novas formas, novas cores, novos perfumes, novos sabores.
Eu comecei a minha história, experimentando o mundo,
com a minha avó. De descendência italiana, eu comecei
a explorar a cozinha italiana. Eu sempre gostei de trabalhar
com massas e sempre tive fascinação pelo pão, essa magia que,
com poucos ingredientes, ganha tantas formas, cores, texturas,
sabores e significados. 
Ah! Eu também sou fascinada pela beleza de um prato,
além dos requisitos de uma boa comida.
Atualmente eu estou explorando os
pães com um toque asiático. Esse, além de lindo,
tem uma leveza de pluma e um sabor desconcertante.
O sabor do chá verde vem do Matcha, um 
chá em pó, que é obtido com uma técnica específica, 
através da desidratação dos brotos jovens do chá verde,
que resulta, vejam só, em um pó verde.😆
Se você quiser se aventurar, a receita e o método está aí embaixo.
Se tiver dúvida, pergunte!
Eu terei prazer em responder!



Ingredientes:

8 guirlandas
Sweet levain
(deve triplicar em 7-8 horas a 27-28C0)
40g de fermento natural
120g de farinha de alta proteína
55g de água
25g de açúcar

Massa:
270 g de farinha de alta proteína
30 g de açúcar
4 g de sal
1 ovo
90 g de leite
35 g de creme de leite
65 g de requeijão cremoso
20 g de manteiga sem sal
Todo o sweet levain

Pasta de Matcha
50 g de manteiga amolecida
50 g de cream cheese amolecido
30 g de açúcar
40 g de leite
100 g de farinha de trigo
7 g de matchá em pó

Modo de fazer:
Para obter o Sweet levain, misture todos os ingredientes, até obter um massa homogênea, em um recipiente alto. Cubra e leve a um lugar aquecido até triplicar de volume. Leva cerca de 7 horas, em temperatura  de 27 a 28 graus C.

 Prepare a pasta Matcha, batendo a manteiga, o cream cheese, o creme de leite e o leite, até obter um creme. Adicione o Matcha, a farinha de trigo e misture bem, até obter uma pasta homogênea, e reserve.



Massa: Coloque na cuba da planetária, 270 g de farinha de trigo forte, 30 g de açúcar, 4 g de sal, 1 ovo, 90 g de leite, 35 g de creme de leite, 65 g de requeijão cremoso e o sweet levain ativado, e bata até obter uma massa homogênea. Adicione, então, a manteiga sem sal, cortada em cubinhos e bata até obter o ponto de véu (quando você estica a massa até ficar transparente e não rasgar). Faça uma bola, coloque em um recipiente, cubra e coloque em local sem vento (eu coloco no forno elétrico DESLIGADO, com a luz acesa) e deixe a massa descansar por cerca de 2 horas.




Montagem: Divida a massa em 8 partes. Abra cada massa em um retângulo, cubra com a pasta Matcha e faça um cordão. Divida o cordão ao meio, trance e, ao final una as pontas, formando uma pequena guirlandas.




Repita a operação e coloque as guirlandas lado a lado em uma assadeira. Deixe crescer, até dobrar de tamanho, pincele com uma gema diluída com leite, e polvilhe com sementes de gergelim. 
Asse 180C 17min




Nenhum comentário:

Postar um comentário