12 de julho de 2020

BOLO DE MAIZENA COM CREME E MERENGUE



Minhas tias fizeram parte da minha infância e adolescência,
 com ingredientes de amor e ódio. Uma menininha arteira, esperta e grudenta
é tudo o que garotas adultas com namorados  não querem por perto,
e eu gostava de estar por perto. Aí vinham os beliscões, que deixavam
marcas roxas, e outras atitudes hostis, cujo objetivo era me fazer ir embora.
Eu ia, e eu chorava! Mas havia também uma estratégia de afastamento, que era
muito menos agressiva e muito mais eficiente. Um pedaço de bolo
de maisena, com cobertura de creme e merengue. Essa era a mais
perfeita expressão do amor. Era amor em pedaço!
Eu perdi contato com as minhas tias, algumas já se foram, 
mas, de repente eu encontrei uma receita, testei e resgatei o sabor da infância,
da adolescência e da minha relação com as minhas tias.
Aí vai ele! Se você quiser saber que gosto tem a minha infância,
a minha adolescência, ponha as mãos na massa e eu descubra o legítimo sabor
do amor, do meu amor por esse bolo.




Ingredientes:
3 ovos (claras e gemas separadas)
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de maisena
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó

Creme de confeiteiro

Ingredientes:
4 xícaras de leite
1 xícara de açúcar
1 pedaço de casca de laranja
3 gemas
2 1/2 colheres (chá) de farinha de trigo, ou 2 colheres (sopa) de maizena.
1 pitada de sal
1 gota de essência de baunilha

Modo de fazer: Aqueça o leite, o sal e a casca de laranja em uma panela de fundo grosso, de preferência, em fogo baixo. Ao mesmo tempo, em uma tigela grande, misture o açúcar e a farinha ou o amido de milho e  adicione as gemas, uma de cada vez, mexendo com um batedor de arame até ficar homogeneizado.Quando o leite estiver quente, adicione 1 xícara à tigela um pouco de cada vez, mexendo continuamente para evitar grumos. Aumente um pouco o calor e transfira a mistura de ovos para a panela com leite. Continue cozinhando, mexendo sempre até engrossar e borbulhar por 1 minuto. Retire do fogo e reserve.

Merengue:

Modo de fazer:
Na batedeira, coloque o açúcar, a manteiga e as gemas e bata até obter um creme homogêneo. Sem parar de bater, acrescente alternadamente a farinha peneirada, a maisena dissolvida no leite e, por último, o fermento em pó.
Misture delicadamente as claras, batidas em neve, e transfira para uma assadeira untada e enfarinhada. Leve para assar em forno preaquecido até que, enfiando um palito, ele saia limpo (cerca de 30 minutos). Retire do fogo, cubra com o creme e espalhe o merengue sobre o creme. Leve ao forno para dourar o merengue. Você pode dourar o merengue com um maçarico culinário. Retire, deixe esfriar e sirva. É maravilhoso!








Nenhum comentário:

Postar um comentário