8 de fevereiro de 2020

CARNE FATIADA COM LEGUMES






Num lugar onde a terra termina,
e onde céu encontra o horizonte,
na imensidão da campina,
o luar edifica uma ponte.
Num lugar de vastas planuras,
protegido nas sombras de um forte,
o meu olhar, ansioso, procura,
que a luz do luar me transporte.
Num lugar, muito além da fronteira,
onde está o meu amor, tão distante,
eu me visto com a tua bandeira,
e eu te sigo, meu guerreiro errante.
Num lugar, onde eu não sei onde,
e onde o meu pensamento flutua,
a luz do luar não me esconde,
e eu ando no céu, triste e nua.

Eu sei, eu sei! Você vai dizer que é covardia e falta de gosto, eu publicar a minha poesia com as minhas receitas prediletas, mas a comida é mais que alimento, é algo que nos sacia,  ela envolve sentimento - comida é quase poesia. Acho que eu vendi o meu peixe. ...muitos riosos...
Eu gosto dos rituais da comida, da riqueza de sabores, da mesa posta. Isso nada a tem a ver com taças, talheres ou porcelana. Comida caprichada, mesa posta significa acolhimento, afeto, amor, amizade, alegria, prazer de viver. Isso não tem fronteira. Eu ando me aventurando lá pelo oriente. Eu me sinto pisando sobre ovos, porque eu não sei muito bem onde começa a comida  japonesa e onde começa a chinesa. Eu espero que isso não seja um impedimento para uma aventura. Eu amo essa carne fatiada com legumes, e aqueles sabores e texturas me pareciam ser possíveis apenas vindas das caixinhas chingling. Fui para a cozinha, testei essa receita e eu me senti uma legítima chinesa. Amei o sabor. Vai lá! Testa você também! É uma delícia! Boa tarde para você que sabe muito sobre tudo! Boa tarde para você que está sempre disposto a aprender, a explorar, a descobrir os segredos da cozinha e da vida. Boa tarde para você que gosta de testar os seus limites, para descobri que não tem limites. Boa tarde para você que ama a vida! Boa tarde para você, que me ama! Eu mereço! ...muitos risos...





Ingredientes

300 g bife de filet mignon, mas pode usar alcatra

1 brócolis pequeno
1 cenoura grande
1 cebola grande
10 cogumelos Paris frescos
2 dentes alho
1 colher de sopa gengibre ralado
1 xícara shoyu
1 xícara água
1 colheres de sopa amido de milho
1 colher de chá açúcar
1 colher de sopa vinagre branco (de maçã ou arroz)
Azeite ou óleo de gergelim
a gosto Pimenta do reino



Modo de fazer: Corte os bifes em tirar, como na imagem. Descalque a cenoura e corte as rodelas finas, com mais ou menos 2 mm de largura, e na diagonal. Corte a cebola em pétalas. Depois de lavar bem o brócolis (eu o despenco e deixo imerso em uma solução de água e vinagre, por uns 15 min, enxaguo e deixo escorrer) corte as pencas em fatias,  também diagonais, e não muito grossas. Lave bem os cogumelos, seque-os, e corte-os em fatias. Rale o gengibre e reserve. Como eu gosto de harmonia, eu uso apenas uma colher de chá, de gengibre ralado.

Junte a água, o shoyu, o açúcar, o amido e o gengibre ralado e misture bem.


Em uma wok, ou uma frigideira grande, coloque o azeite ou o óleo de gergelim e, em fogo alto, frite a carne, rapidamente. Nessa fase eu costumo temperar a carne com pimenta do reino moída. Quando a carne estiver selada, acrescente a cebola, o brócolis, a cenoura e o cogumelo, misture bem, e cozinhe por cerca de 2 a 3 minutos, em fogo médio, até perceber que os legumes estão murchos, mas al dente.


Acrescente  a mistura já preparada de shoyo, misture bem até engrossar um pouco, em fogo baixo. Não deixe ferver, para não amargar o shoyo, ou amolecer demais os legumes. 

Sirva com arroz branco sem tempero, de preferência o arroz japonês
Se quiser pode colocar um pouco de amendoim ou gergelim torrado para finalizar

Nenhum comentário:

Postar um comentário