7 de novembro de 2019

CANUDO COM CREME DE CONFEITEIRO (com levain ou fermento seco)


Felicidade é assim!
Se ela vem, ninguém segura,
parece que não tem fim,
é uma irmã da loucura...

Felicidade é assim,
pintada com muito tons,
macia como o cetim,
repleta de luzes e sons.

Felicidade é um momento,
que nas lentes da magia,
se transforma em sentimento,
preso  na fotografia...



Eu dou muito valor a tudo em minha vida, em minha história, até para os momentos de tristeza, de carência e fome. Afinal eu sou a soma de tudo aquilo que eu vivi. Por isso eu gosto de comida com história. Quando eu estava na faculdade, eu andava a pé e passava muita fome, porque o meu dinheiro dava somente para pagar o pensionato e a escola. Quando sobravam algumas moedas, eu ia à padaria Orly, e eu comprava um canudo de massa recheado com creme, ou o Cannoncini alla crema pasticcera. Aquilo era um evento extremo para mim. Eu comia rezando, para o meu canudo durar mais. Hoje, eu resolvi tirar a barriga da miséria, e eu fiz os meus próprios canudos. Que delícia!!!! A receita é italiana e rende  16, DEZESSEIS canudos! Hoje eu me acabo! ...muitos risos...
Boa noite para você, que nunca sentiu fome. Não aquela fome da dieta, mas a fome de não ter comida e não ter dinheiro para comprar comida. Boa noite para você que conhece essa sensação. Boa noite para você que não conhece essa terrível sensação. Boa noite para você que, como eu, também adora canudos com creme! Bora fazer?

Ingredientes:

CANUDO

RECEITA COM FERMENTO SECO

500 g de farinha de trigo
5 colheres (sopa)  de açúcar
2 colheres cheias (sopa)  de margarina
1 colher (sopa) cheia de fermento biológico seco. Não use fermento químico, o royal e seus assemelhados )
10 g de sal
3 gemas
350 ml de água morna
1 colher (café) de baunilha.

RECEITA COM LEVAIN
150 g de levain (eu usei a proporção 1 1 1)
Desconte a água do levain da quantidade total 

CREME
500  ml de leite
4 gemas
1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
1/4 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
1 colher(sopa)de essência de baunilha
1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher de sopa de maisena ( amido de milho)

Modo de fazer: Bater juntos, todos os ingredientes secos, incluindo o fermente seco, se você fizer essa opção. Se for usar o levain, não use o fermento seco. 
Faça um buraco no centro da farinha, adicionando a manteiga, as gemas, e o levain, adicionando a água aos poucos, e misturando do centro para as bordas. Amasse até obter uma massa homogênea, macia, e lisa. Faça uma bola, coloque em um recipiente coberto e deixe crescer até dobrar de tamanho, ou quase, em um ambiente fechado. Pode ser o forno do fogão, o microondas. Desligado, claro! Depois de crescer, abra a massa, em um formato mais retangular possível, sobre uma superfície enfarinhada, numa espessura de 1/2 cm. Corte em tiras de 2 cm, e enrole nos canudos de cannoli. Improvise com papel alumínio, se não tiver os canudos. Coloque em uma assadeira untada, e leve para crescer em ambiente fechado. Depois de crescido, pincele delicadamente com gema batida e leve ao forno preaquecido a 180º C, por cerca de 20 minutos. Retire e deixe esfriar, enquanto prepara o creme
de confeiteiro
A MASSA
COMO FAZER OS CANUDOS

PREPARANDO O CREME:
Misture o leite e a essência de baunilha em uma panela e leve ao fogo médio para ferver.
Em uma tigela, peneire as gemas, junte a farinha de trigo, a maisena, o açúcar refinado e de confeiteiro. Basta com um fouet, até obter um creme esbranquiçado e fofo. Retire a panela do leite do fogo, e vá misturando o leite fervente, aos poucos e batendo sempre, às gemas batidas. Use a metade do leite fervendo. Quando o creme de gema estiver bem dissolvido  e líquido, despeje tudo na panela do leite, retorne ao fogo, mexendo sempre para não empelotar. Depois de engrossar, cozinho em fogo baixo por mais 3 minutos. Retire do fogo, deixe esfriar, e adicione duas colheres de creme de leite, mexendo bem até incorporar. Coloque em uma tigela, cubra com filme plástico, em contato com a superfície do creme, para não formar película, e leve à geladeira. Se achar que faltou açúcar, acrescente mais metade da quantidade de açúcar refinado a sua receita.


O CREME


Montagem: Desenforme os canudos, e preencha com o creme em um saco de confeitar, pincele com gelatina de brilho e polvilhe com coco fresco ralado.

Ah! Aí vai a receita de Geleia de Brilho
Ingredientes:
3/4 de xícara (chá) de água
1 colher rasa de gelatina incolor em pó
1 xícara (chá) de água
suco coado de meio limão
1/2 xícara de glucose ou de açúcar refinado.

Dissolva a  gelatina incolor em 3/4 de xícara e deixe 5 minutos.
Coloque em uma panela, 1 xícara de água, 1/2 xícara de glucose (ou de açúcar), suco de meio limão e leve ao fogo e ferva de 3 a 5  minutos. Retire do  fogo e adicione a gelatina dissolvida. Mexa bem, até dissolver, e leve à geladeira, por pelo menos 2 horas. Em pote de vidro esterilizado, pode ser guardado por até 60 dias em geladeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário