20 de agosto de 2018

MUFFIN DE ABÓBORA COM CORAÇÃO DE GORGONZOLA



A chuva chegou, de repente,
encobrindo o meu céu com a neblina,
e sorrindo eu danço contente,
nas delícias desta chuva fina.
Sobre as pedras molhadas da rua,
relembrando os teus olhos profundos,
como os anjos, eu caminho nua,
pelas ruas molhadas do mundo...
E nas asas da imaginação,
contemplando a paisagem molhada,
eu nem sinto os meus pés no chão,
transbordando, feliz, fascinada...
É uma chuva tão fresca e feliz,
radiante como a primavera,
é uma chuva que faz, por um triz,
renascer a menina que eu era.

Eu escrevo os meus poeminhas desde menina. A única mudança que aconteceu com o passar do tempo, foi que os meus poeminhas se tornaram mais felizes. Quando eu era menina, os meus poeminhas eram muito tristes. Aí você vai me perguntar: mas este blog não é um blog dedicado à gastronomia, à comida. Não se avexe! Eu explico porque eu misturo poesia com comida! Poesia é um artigo de baixo consumo, e comida todo mundo come todos os dia. Partindo dessa premissa, eu decidi fazer esta mistura ilegal. Eu faço uma venda casada. Você leva uma poesia ruim, e em compensação, você ganha uma receita maravilhosa.  Ah! Não ria! Você tem que concordar comigo que é até um bom negócio. Ninguém pode me acusar de não ter tentado.....muitos risos...
Explicação dada, vamos nós para a cozinha? Eu fui conquistada pelos muffins, esses bolinhos de dar água na boca, fofinhos e apetitosos,  frequentemente servidos no café da manhã em casas e bares britânicos e americanos, e agora muito populares na Itália. Eu, aqui no Brasil, estou fazendo propaganda deles. A receita de hoje é fabulosa, Um muffin feito com massa de abóbora, e recheado com queijo gorgonzola. A picância do gorgonzola, harmoniza-se maravilhosamente com a doçura da abóbora. Eu experimentei também com o queijo Brie, mas a harmonia não foi tão perfeita. Esse muffin pode ser incrementado com bacon crocante, e a cobertura pode ser de semente de abóbora, pétalas de amêndoas ou nozes. Pegue uma taça de um bom vinho branco, pegue um desses meus muffins maravilhosos e sorria. Uma boa comida, harmonizada com um bom vinho é pura poesia.
Boa noite para você, que também gosta de poesia! Boa noite para você que gosta de boa comida e detesta poesia! Boa noite para você que gosta de tudo! Boa noite para você que não gosta de nada. Ainda dá tempo! Experimente as coisas com a mente aberta. Boa noite para todas as pessoas que eu amo! Vocês são a minha motivação.



Ingredientes
8 porções:


180 g de farinha de trigo
180 g de abóbora já limpa
1 ovo
1 gema
40 g de queijo parmesão ralado
60 ml de leite
4 colheres  de azeite de oliva
70 g de queijo gorgonzola
1/2 talo de alho-poró
1 colher de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de bicarbonato
½ colher de chá de sal e pimenta do reino
4 colheres de azeite de oliva
1 ramo de manjerona
Sementes de girassol, pétalas de amêndoas ou pedacinhos de nozes para decorar.




Modo de fazer: Coloque um fio de azeite e refogue o alho-poró cortado em rodelas. Como fio de azeite, você pode considerar 2 ou 3 colheres de sopa de azeite. Adicione a abóbora cortada em pedaços pequenos, e deixe cozinhar por 15 a 20 minutos, mexendo sempre para não queimar. Como as abóboras liberam diferentes quantidades de água, se a abóbora for muito seca, adicione pequenas quantidades de água para não queimar no fundo.

Quando a abóbora estiver cozida, bata com a ajuda de um processador. Você pode também amassar com o garfo ou bater no liquidificador. Amassando, o muffin irá ficar mais pedaçudo, batendo no liquidificador, ele irá ficar mais fino. Deixe esfriar e adicione o ovo, a gema, o leite, o óleo de amendoim e misture. Adicione todos os ingredientes secos (farinha, parmesão ralado, sal, pimenta, fermento em pó, bicarbonato de sódio) e misture bem, a folhinha de manjerona picadas. Adicione agora, a mistura de ingredientes secos, com a pasta de abóbora, até obter uma mistura homogênea. Coloque forminhas para muffin nas assadeiras, e coloque uma colher da massa em cada forminha. Coloque um quadradinho de gorgonzola no centro de cada forminha e cubra com outra porção de massa, deixando uma borda livre na forminha de 1 cm, pelo menos. Salpique a superfície com semente de girassol. Você pode também usar pétalas de amêndoas ou pedacinhos de nozes.  Asse em forno preaquecido a 180º C, por cerca de 20 minutos. Deixe esfriar e sirva.

2 comentários:

  1. Que delicia.. Quero experimentar mas vou trocar o queijo pois não gosto de gorgonzola...bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juli! Eu já usei Brie e Camenbert e ficou uma delícia. Alias, na receita fotografada tem alguns com Brie. Com os queijos de fungos azuis a harmonia é mais perfeita, porque a acidez do queijo se casa maravilhosamente bem com a doçura da abóbora, mas o que importa mesmo é o gosto de cada um.

      Excluir