8 de junho de 2017

CANELONE DE BERINJELA COM RAGU DE LINGUIÇA



Olhando o céu estrelado,
pelas frestas da janela,
eu sinto você ao meu lado,
e a vida parece tão bela.
A morte vive a espreita,
como um feroz animal,
mas nesta noite perfeita,
eu me sinto imortal...





Noite de lua cheia! Ah! Desde menininha a lua cheia me fascina. Eu sei que eu sou repetitiva, mas essa fascinação pela lua nasceu de uma história que a minha avó me contava. Ela apontava para o céu e ela me dizia: preste bem atenção e você vai ver, dentro da lua, um guerreiro montado em seu cavalo. E lá nos idos da minha infância, eu me apaixonei perdidamente pelo guerreiro que mora na lua. Nas noites de lua cheia, eu, ainda tão pequena, apoiava o queixo em meus joelhos e eu ficava lá, fascinada, olhando para a lua. E eu pensava: quando eu crescer, eu vou casar com o guerreiro que mora na lua. Depois que eu cresci, eu passei a rir dessa história tão infantil e romântica, até que, de repente, eu encontrei o meu guerreiro. ...muitos risos....

Vamos para a cozinha? Hoje, em homenagem à lua cheia e à minha avó, eu vou compartilhar uma receita da minha avó. É um canelone de berinjela e ragu de linguiça. Lá nos idos da minha infância, os recursos eram poucos, e era necessário usar a criatividade. Nós plantávamos verduras e legumes e criávamos porcos. Quando o meu avó matava um porco, ele fazia linguiça, e então a minha avó me ensinava os pratos da infância dela. Esse é um dos pratos. Tente, experimente! Este prato tem o gosto da minha infância e da infância da minha avó, acentuado pela magia de uma noite de uma noite de lua cheia. Boa noite para você, que também sente a magia da lua! Boa noite para você,que também teve uma avó sonhadora! Boa noite para você, que também adora o sabor da infância!

Ingredientes:
2 berinjelas grandes
350 g de  linguiça fresca
200 g de mussarela ralada
400 ml de polpa de tomate
1 cebola
1/2 copo de vinho tinto
manjericão fresco
queijo parmesão ralado
azeite extra virgem
sal
pimenta

Modo de fazer: Corte as berinjelas em fatias no sentido comprimento, com cerca de 1/2 cm de espessura, salgue levemente e deixe escorrer por cerca de 30 minutos.
Enquanto isso, prepare o ragu de linguiça. Corte a cebola em cubinhos, e refogue até ficar transparente. Tire a pele da linguiça fresca, esmague ou processe grosseiramente em um processador, e adicione à cebola. Refogue bem,  adicione o vinho e cozinhe até evaporar. Adicione os tomates, sem pele e sem sementes e picados em cubinhos, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até obter um molho encorpado. Junte o manjericão picado, reserve e deixe esfriar.
Enquanto isso, aqueça uma grelha, canelada de preferência, e grelhe cada uma das fatias de berinjela, dos dois lados, até que fiquem macias.
Coloque uma porção de mussarela ralada sobre cada fatia de berinjela grelhada, acrescente uma porção do ragu de linguiça, e enrole como um canelone. Passe um pouco de azeite de oliva no fundo de um refratário, pincele o fundo com um pouco do ragu e coloque os canelone. Cubra com o ragu e a mussarela restante, e finalize polvilhando com o parmesão ralado.
Preaqueça o forno a 200 graus C, e asse por 15 minutos. Desligue o forno e mantenha os canelones por mais 3 ou 4 minutos. Sirva quente


Nenhum comentário:

Postar um comentário