20 de abril de 2017

CANNOLI SICILIANO

Fonte  http://www.fierodiesseresiciliano.it/cannoli-siciliani/

Os dias eram assim, quando eu esperava a lua,
quando eu andava no escuro, com medo da escuridão,
contanto estrelas no céu, contando as pedras da rua,
ouvindo, na noite escura, o som do teu coração...
Os dias eram assim, quando eu chorava sozinha,
sentindo a dor do abandono,
quando o sono nunca vinha,
e os sonhos morriam no outono.
Os dias era vazios, sem luz e sem alegria,
o dias eram tão longos, o tempo nunca passava,
por que eu nunca te via,
mas eu sempre te esperava....
Os dias eram assim, e assim o tempo passou,
a terra girou, lentamente,
e foi assim, de repente, 
que um dia você me encontrou...


Linda noite, véspera de feriado. Um batalhão de estrelas escoltam os meus pensamentos. Eu tenho sempre essa deliciosa sensação, que o céu é um ponto de encontro. Eu sorrio, quando eu deslizo os meus olhos  para o céu, e eu imagino que, em algum ponto do infinito podem estar outros olhos como os meus, procurando algo. Eu estou rindo, porque eu sei que isto é uma romântica leitura, dos caminhos do céu.
Voltando para a terra, onde está a dura realidade, e também muitas maravilhas, eu estou convidando você, para nós irmos para a cozinha. Há coisas muito sedutoras, neste mundo. mas eu  acho que não existe nada mais sedutor do que um cannoli siciliano.
Eu gosto de comidas com histórias, e o cannoli tem uma longa história. Os antigos romanos, como Marcus Tullius Cicero, já fazia referência a este sedutor tubo recheado. Uma tese plausível para a orgiem desse famoso doce, remonta ao fim do domínio árabe na Sicília, e à chegada do normandos, quando muitas mulheres dos haréns, agora livres, se converteram ao cristianismo e podem ter levado alguns segredos, que até hoje seduzem a nós, os pobres pecadores. Há muitas fontes que indicam que o cannoli tem origem na cidade de Caltanissetta que, em árabe, significa "castelo de mulheres". Não importa o fato histórico exato, se é sagrado ou profano.Não importa onde nasceram os cannoli. O que é um fato relevante é que eles existem, e eles são deliciosos e muito sedutores. O nome de um doce é cannolo, mas ele é conhecido com o nome no plural. Na Sicília, é tradição presentear com 12 cannoli, para dar sorte. Eu acho que ao invés de dar sorte, engorda o presenteado. ...risos...
Vamos para a cozinha, porque essa receita de hoje é doce e deliciosa, especialmente se for preparada a quatro mãos. Boa noite, para você que gosta de cannoli! Boa noite, para você que gosta de preparar delícias, a quatro mãos! Boa noite para você, que só gosta de comer! ...risos...

Ingredientes
10 cannoli
Massa:

300 g de farinha
30 g de açúcar
30 g de banha de porco
2 colheres de chá de cacau sem açúcar,
80 g marsala,
Uma pitada de sal,
canela a gosto
2 claras de ovo,
óleo vegetal para fritura.

Recheios:
800 g de ricota,
400 g de açúcar
canela
raspas de chocolate

Para decorar:
pistache picado 
ou chips de chocolate
ou casca de laranja cristalizada,
açúcar de confeiteiro

Modo de fazer: Peneire a farinha e o cacau, adicione o açúcar, a canela, a banha e uma pitada de sal, formando um pequeno monte. Adicione o marsala, misturando-se até uma massa dura de pão. Enrole a massa em papel filme plástico e deixe descansar na geladeira por cerca de 30 minutos.
Abra a massa com uma espessura de cerca de 2 mm, e corte em círculos de 12 cm. Você pode usar a boca de uma tigela ou uma xícara para cortar.
Enrole a massa nas forminhas cilíndricas, sele bem as extremidades e frite, em abundante óleo quente. Retire da frigideira e coloque sobre papel toalha, para absorver o excesso de óleo. Retire a forminha, quando estiver frio.
Prepare o creme, passando a ricota por uma peneira, adicione o açúcar, canela e raspas de chocolate. Preencha os cannoli com o recheio, e decore a gosto, com chips de chocolate, pistache, ou fitas de laranja cristalizada
Você pode, também, abrasileirar os cannoli, e rechear com doce de leite, ou creme de confeiteiro, e até, em uma deliciosa heresia, com brigadeiro. .



Nenhum comentário:

Postar um comentário