24 de julho de 2016

MOLHO CHIMICHURRI



Ah! Os fins de domingo são muito chatos! Eu odeio fins de domingo. Deve ser algum trauma de infância. ...muitos risos...
Por isso, eu adoro sair para o jardim e eu olhar para o céu. Ah! Que incrível janela para o infinito, é o céu! Quando eu olho para o céu, eu não vejo nenhum obstáculo, nenhuma fronteira. O céu é sempre uma saída, é sempre um ponto de encontro. Boa noite, para você que deseja uma vida mais saborosa! .  Vamos nós para a cozinha? A cozinha não é o céu, mas lá  também é um excelente lugar  produzir delícias
 Eu adoro descobrir novos sabores, mas nada me encanta mais, do que a origem dos hábitos alimentares, e suas histórias. A região Sul da America latina tem uma grande paixão pelo churrasco, a carne bovina assada na brasa. Há uma saudável disputa pelo topo do ranking. Argentina, Uruguai e o Rio Grande do Sul, estado brasileiro, título de melhor churrasco do mundo. No Brasil, embora haja dissidências, só pode ser considerado churrasco, a carne salgada com o sal grosso e assada na brasa. Na Argentina, entretanto, a magnífica carne é assada sem nenhum tempero, e é servida acompanhada de um fantástico molho, o Chimichurri. O molho é uma unanimidade, mas a origem é polêmica.  Há uma primeira versão, segundo a qual, após as invasões britânicas para o Rio de la Plata, os invasores se tornaram moradores e,  misturando palavras das duas línguas, quando pediam tempero, diziam: "Che mi curry" (dê-me caril, dá-me o tempero). Chimichurri seria uma corruptela dessa expressão. Essa eu acho fraca. A outra teoria, é que um imigrante irlandês, chamado James McCurry, criou um molho, que hoje conhecemos como Chimuchurri,  com os ingredientes que lembravam os sabores do seu país. Como o diminutivos de James é Jimmi, Jimmi McCurry, evoluiu para Chimichurri. Não é uma boa história, mas é mais crível. Sem se importar com as teorias, esse molho é um incrível tempero para carnes, e ainda pode ser usado para temperar saladas e peixes. 

Ingredientes:

1/2 xícara (chá) de azeite
½ xícara de óleo de girassol
1 xícara (chá) de vinagre de vinho branco ou de arroz
1 colher (sopa)  de cebolinha desidratada
5 g de louro picado
5 g de orégano desidratado
4 dentes de alho picado fino
½ xícara de salsinha picada
2 colheres (sopa) de sal grosso
1 colher de sopa de pimenta moída, que pode ser malagueta ou calabresa
1 colher de chá de pimenta preta

Modo de fazer: Misture todos os ingredientes secos em uma tigela, e adicione o vinagre e o azeite. Misture bem, até os ingredientes secos e os líquidos se incorporem. Cubra o recipiente com plástico e levar à geladeira para descansar por 48 horas, pelo menos. Eu esterilizo vidros de conserva e guardo na geladeira, para uso. O tempo de guarda prudente é até 15 dias, mas eu já guardei por um mês, em vidro esterilizado, na geladeira, e ele se manteve perfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário