8 de maio de 2016

BOLO DE MAÇÃ COM FARINHA DE QUINOA - SEM GLÚTEN


Quando eu estou triste, eu fico calada,
 em um silêncio absolutamente mudo.
 Algumas vezes meu silêncio é espada,
 em outras vezes, meu silêncio é escudo.

Obstinada, com a concha faz,
eu me fecho em meu silêncio, resoluta.
 Algumas vezes, meu silêncio é paz, 
em outras vezes, meu silêncio é luta...

Meu silêncio é contundente e sedutor, 
e ele revela todo o meu conflito. 
Algumas vezes meu silêncio é dor,
 em outras vezes, meu silêncio é grito.

O meu silêncio grita e escancara,
porque ele fala o que  a  voz  esconde.
Ele é a minha  expressão mais clara,
e ele te alcança, não importa onde....

Dia das mães, fim de domingo! A minha mãe já se foi, os meus filhos estão distantes, e eu estou em silêncio, como uma concha. Como a rapadura, a vida é doce, mas não é mole. É preciso ser valente, em determinados momentos, senão a vida nos leva, e o final nem sempre é feliz. ...risos....
É! Eu estou meio macambúzia, hoje, mas como eu estou falando da vida, vamos para a cozinha, para preparar um bolo delicioso e muito saudável. E você sabe, a cozinha é um lugar acolhedor, onde se realizam os milagres de muitas delícias. Eu tenho uma absoluta certeza que, com o calor do forno, o perfume da maçã e da canela, e o nosso humano calor, nós faremos deste fim de domingo, um momento feliz. Boa noite, para você que também fica triste, às vezes! Boa noite, para você que está sempre sorrindo! Boa noite, para você que gosta de bolo! Boa noite, para você que gosta de aconchego!

Ingredientes:
3 maçãs descascadas e picadas
100 g de nozes picadas
½ xícara de chá de farinha de quinoa
½ xícara de chá de flocos de quinoa
2 colheres de chá de canela em pó
2 colheres de (chá) de fermento em pó
2 colheres de (sopa) de mel
1/2 xicara de óleo
2 ovos

Modo de fazer: Pré aqueça o forno, a 190 º C. Misture a farinha com a canela e os flocos de quinoa. Em outro recipiente, misture as maçãs picadas com as nozes, os ovos,  o mel e óleo. Misture muito bem e acrescentar a farinha de quinoa e os flocos, e misture bem, até obter uma mistura homogênea. Coloque em forma untada e enfarinhada, e leve ao forno para assar, por 25 minutos. Desenforme e salpique um pouco de açúcar com canela.

Nota: Você pode substituir as maçãs, por duas bananas nanicas amassadas.

2 comentários:

  1. Amei a receita, só que como não tinha flocos de quinua a primeira vez que fiz utilizei 1xicara de farinha e da segunda vez que fiz substituir o flocos de quinoa por flocos de aveia, em ambos os casos não deu para quem quiz, todos amaram

    ResponderExcluir