25 de novembro de 2015

TORTA FRANCESA DE CEBOLA

Eu semeio a minha alma por onde eu passo, como quem semeia árvores e flores. As minhas palavras carregam as sementes de mim, 
as sementes de quem eu sou.Talvez as minhas palavras produzam asas, e as elas voem no céu da tua boca.Talvez as minhas sementes façam alamedas e jardins, onde a minha alma e a tua caminhem, lado a lado, e, inocentes e nuas, elas tomem de banho na fonte,em noites de lua.
Talvez, as sementes de mim produzam uma frondosa e bela árvore, onde os pássaros venham descansar do longo voo da migração, onde você venha me encontrar e descansar das dores e do peso do mundo,co m a tua cabeça pousada em  meu colo.Talvez! Talvez também é uma palavra. Talvez também é uma semente...
Eu estou rindo, porque todo mundo sabe que eu sou uma romântica, mas, às vezes, eu sou uma romântica meio destrambelhada. Somente uma destrambelhada romântica pode publicar uma torta de cebolas, temperada com paixão e poesia. ...risos....
Vamos para a cozinha! Nós vamos para  a tua, porque a minha está interditada. A propósito, a minha cozinha está ficando linda. Vamos voltar às cebolas. A torta de hoje, é uma receita francesa. A torta original, é feita com cebolas Roscoff, uma cebola rosada, produzida na Bretanha. No Brasil, eu misturei cebolas roxas e brancas, já que a nossa cebola roxa é muito forte. A cebola cozida e misturada com os derivados de leite, perde o seu cheiro forte. Portanto, nós podemos, sim, ter um romântico jantar, com uma torta de cebolas, uma fresca e verde salada, e uma taça de champagne. 
Claro! Afinal, este é um jantar romântico! ...muitos risos....

Ingredientes:
1 pacote de massa folhada
3 cebolas rosadas
100 g de queijo parmesão ralado
3 ovos
30 ml de leite
100 ml de creme de leite
125 g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de óleo
sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de fazer: Forre uma forma refratária, com a massa folhada, e asse durante 15 minutos, em forno preaquecido, a 180 ºC.
Enquanto assa, prepare o recheio.

Limpe as cebolas, e corte as cebolas em rodelas. Leve uma panela ao fogo com uma colher de óleo,
e frite as cebolas, mexendo sempre, até que elas fiquem douradas e macias.  Adicione os ovos batidos com o creme de leite, a farinha diluída no leite, e mexa até obter um creme homogêneo e suave. Tempere com pimenta, sal e um toque de nós-moscada.
Retire a massa do forno, e despeje o creme sobre ela. Polvilhe com o queijo ralado, leve de novo ao forno, e asse até ficar dourada. Fica perfeita, acompanhada com uma fresca salada verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário