7 de agosto de 2015

BOLO DE ABACAXI COM CREME E MARIA MOLE


(As nossas mãos entrelaçadas e unidas,
naquele exato momento da explosão,
elas libertam toda a fúria reprimida,
e todo o fogo e a energia de um vulcão.)

Uma linda noite de inverno com temperaturas de alto verão. Onde está o inverno que deveria estar aqui? Para onde foi a chuva? Onde está todo mundo? ...muitos risos...
Depois de tantas questões sem respostas, eu resolvi parar de pensar, para eu apenas me entregar aos sentidos. Eu estou sentindo o perfume de jasmim, misturado com o meu perfume, e o cheiro de mel. Eu estou sentindo uma imensa alegria de viver, eu estou sentindo um grande desejo de eu estar ao lado do meu amor, eu estou sentindo um grande desejo de comer um pedaço de bolo de abacaxi, acompanhado com um perfumado chá de hortelã. Pronto! Eu falei!  Bem, eu falei apenas aquilo que eu posso falar em um blog de gastronomia. ...risos...
Boa noite para você que também está sentindo muitas emoções e sensações! Boa noite para você, que está sentindo vontade de comer o meu bolo! Boa noite para você que está desejando abraçar as pessoas queridas! Boa noite, para você que está desejando me dar uma abraço! Sim! Eu acho que eu mereço um abraço! ...muitos, muitos risos...
Vamos para a cozinha fazer bolo?
Massa:
3 ovos
2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha
1 xícara de leite fervendo
1 colher do pó royal

Fundo
1 abacaxi grande

Creme:
1 litro de leite
1 lata de leite condensado
2 gemas
3 colheres de maizena

Cobertura 1:
1 caixinha de pó para maria mole de coco
1 pacotinho de coco ralado

ou

Cobertura 2
3 clara batidas em ponto de neve bem firme
3 colheres de açúcar

Modo de fazer:
Comece pelo abacaxi, pique em pedaços bem pequenos, forre o fundo de uma assadeira grande, em seguida salpique 1 xícara de açúcar e reserve.

Bata as gemas com o açúcar, até obter uma massa bem fofa e esbranquiçada. Ferva o leite. Adicione, aos poucos, a farinha de trigo misturada com o pó royal, intercalando com o leite fervendo. Bara as claras em neve e incorpore à massa, delicadamente, mexendo de baixo para cima, para não perder a aeração. Despeje na assadeira, sobre o abacaxi, e leve ao forno preaquecido a 180 graus C, por cerca de 30 minutos, ou até que ele esteja assado.
Em um prato, bata as gemas com um pouquinho de leite condensado. Misture o leite com o resto do leite condensado, coloque em uma panela e leve ao fogo. Dilua a mistura de ovo com a mistura de leite e a despeje na panela, mexendo vigorosamente para não formar grumos de ovo. Dilua a maizena com um pouco de leite e mistura na panela. Mexa até engrossar e deixe cozinhar.

Retire o bolo do forno e cubra com o creme. Deixe esfriar. Você tem duas opções de cobertura.
Opção 1: Bata a maria mole, conforme instruções da caixinha e, despeje sobre a cobertura de creme já fria.. Polvilhe com coco fresco ou com um pacotinho de coco adoçado e umedecido. Decore a gosto e sirva gelado.

Opção 2: Bata as claras em ponto de neve com picos firmes, adicione o açúcar.
Espalhe sobre o creme do bolo já frio e, se você tiver um maçarico, doure a superfície com ele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário