4 de junho de 2015

ROSBIFE DE FILET MIGNON COM MOLHO DE COGUMELOS



Neste momento, em algum lugar distante,
você segue os rastro do meu  pensamento,
 nós navegamos, em um barco errante,


no mar da vida, empurrados pelo vento...

Noite de lua cheia! Uma mágica noite de lua. Dizem que a luz do luar tem magia. Ela pode tornar reais os mais desejados dos sonhos. Vamos arriscar! De repente, acontece! ...risos...
Eu gosto de noites de lua! Eu tenho maravilhosas lembranças de noites de lua cheia, mas aquela que eu mais gosto, eu não vivi, realmente.  É uma noite de lua cheia, em Cabul, em 1947. Um americano soldado dirigindo o seu jipe, pelas ruas cobertas de neve,  vê, ao longe, iluminados pela luz da lua, um bando de lobos famintos, percorrendo as ruas, em busca de alimento. Eu vejo, ao longe, o perfil das brancas montanhas do Indu Kushi, eu sinto em minhas narinas, o cheiro limpo e ardido do ar gelado, o meu coração bate mais forte, de emoção e de medo. Esta é a cena de um livro, chamado Caravanas, mas eu já vivi este momento, infinitas vezes. É o poder da leitura, é o poder da imaginação. Boa noite, para você que gosta de noites de lua! Boa noite para você que gosta de livros! Boa noite para você que também sente saudade de momentos que  você nunca viveu. Vamos para a cozinha! A mais romântica e enluarada das cozinhas. Para uma noite de lua, um afrodisíaco prato, acompanhado de uma glorioso vinho tinto, pode ser uma maravilhosa refeição, mas, olhando para os olhos da pessoa amada, é uma celebração.


Ingredientes:
800 g de filet mignon
400 g de retalhes de carne vermelha
2 cebolas grandes
2 cenouras
2 talos de salsão com folhas
2 tomates
1 ramo de alecrim
2 folhas de louro
1 ramo de tomilho
300 ml de vinho madeira
50 g de manteiga
50 g de farinha de trigo
100 g de cogumelo-de-paris laminado
100 g de mini cebolas em conserva
Azeite para refogar
Sal e pimenta a gosto
2 litros de água


Modo de fazer: Em uma panela grande, coloque um fio de azeite e sele o filet mignon inteiro e deixe-o bem dourado de todos os lados. Reserve.
Coloque em um refratário, cubra com papel alumínio e asse em forno preaquecido a 180º C, por 20 minutos. A carne deve ficar vermelha, por dentro, mas não crua.
Refogue, na mesma panela em que selou o mignon, os retalhos de carne, as cebolas, o salsão e a cenoura. Quando estiver tudo bem dourado, acrescente o tomate, as ervas e a água. Quando iniciar a fervura, abaixe o fogo e cozinhe até reduzir o líquido pela metade. Coe no caldo, pressionando bem para retirar todo o sabor dos legumes e das ervas. Acrescente o vinho ao caldo coado e deixe ferver para evaporar o álcool.
Em outra panela, derreta a manteiga e, com a ajuda de um "foie", misture a farinha e deixe dourar. Acrescente o molho, aos poucos, mexendo sempre para não formar grumos. Quando obtiver um creme encorpado e liso, acerte o sal, tempere com a pimenta do reino a gosto, e junte os cogumelos
Deixe ferver, em fogo baixo,  por 20 minutos. Sirva o rosbife em fatias, sobre o molho de cogumelos, acompanhado de mini cebolas em conserva e  arroz branco, ou batatas assadas no sal grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário