1 de maio de 2015

COLOMBA AO FORNO COM TOMATE SECO E PESTO DE ERVAS FINAS

Eu sou um ser de delicadas estruturas,
uma mulher que renasce, todo dia,
uma ilusão, uma estranha criatura,
que se esconde no silêncio e na magia.
Mas o encanto do silêncio foi desfeito,
com as batidas do meu louco coração.
Abriu-se um grande buraco no meu peito,
quando, sem jeito, eu toquei em tua mão...
E foi assim, caminhando pelo espaço,
procurando por você, na noite escura,
que eu encontrei a proteção do teu abraço,
entre o sonho, a lucidez e a loucura...

Boa noite, para você, que também é uma estranha criatura. Boa noite, para você que é elevada criatura! Boa noite para você que é uma instintiva criatura! Eu acredito que todos nós abrigamos todas essas criaturas. Gargalhando, eu peço que você tenha paciência com a minha vã filosofia de botequim, porque este é um espaço para nós falarmos de comida. Rindo, eu argumento que a nossa alma também precisa de comida. Vamos para a cozinha? O prato de hoje é muito divertido, porque tem massa e, você sabe, eu considero o trabalho com a massa, um divertido e até sensual trabalho. Sinta a textura da massa, a maciez e a elasticidade da massa. Sinta o maravilhoso perfume das ervas, e o incrível sabor do conjunto. Aproveite para ser feliz, com esta simples e delicada felicidade. Rindo, eu espero que eu tenha convencido você, sobre os vertiginosos prazeres da cozinha. Muitos risos....


Ingredientes:
500 g de farinha de trigo
50 ml de extra virgem
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (café de sal
1 pacotinho de fermento seco

Recheio
40 g de pinoli
100 g de parmesão ralado
100 g de tomates secos

Pesto:
6 colheres (sopa) de azeite de oliva.
1 pitada de sal
20 g de ervas finas frescas. Eu uso manjerona, salsa, tomilho, manjericão e sálvia, mas você pode usar as que tem disponível e que mais você goste

Modo de fazer: Prepare a massa, juntando, em uma tigela, a farinha, o açúcar, o sal e o fermento seco. Misture bem e adicione o azeite. Eu costumo usar as mãos para incorporar bem o azeite à farinha, formando uma farofa. Adicione uma xícara rasa de água morna e trabalhe bem, até obter uma massa macia e elástica, e que não grude nas mãos. Faça uma bola e enrole em filme plástico, deixando descansar por 30 minutos, em local sem vento.
Prepare o recheio, batendo em um processador, os tomates secos, os pinolis e o parmesão ralado. e reserve.
Estenda a massa em tiras, com 2 mm de espessura. Coloque pequenas porções de recheio, distribuindo sobre a massa, umedeça com um pano limpo e úmido, um dos lados da massa e dobre a sobre o recheio, como um pastel. Recorte, então, com um molde em forma de pomba, com cerca de 9 cm, como na foto. Pincele com gema de ovo, coloque em assadeira untada ou forrada com papel manteiga, e assem em forno preaquecido a 180 graus C, por 30 minutos.

Enquanto as pombinhas assam, prepare o pesto, batendo as ervas com 6 colheres (sopa) de  azeite extravirgem, e uma pitada de sal. Adicione queijo parmesão ralado a gosto, para dar corpo ao pesto.
Quando as pombinha estiverem assadas e douradas, sirva acompanhado com o pesto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário