11 de maio de 2015

CHICO BALANCEADO

Assim sou eu, uma mulher que se recria,
uma mulher que tem apenas um amor,
uma mulher que renasce todo dia,
para um homem, aprendiz de sonhador...


Uma quieta noite sem estrelas. Um vento frio entra pela janela, arrepia a minha pele, mas ele também me faz sorrir. De onde vem este vento gelado? Talvez o vento esteja vindo de Nebraska, talvez ela traga com ele, o cheiro de terras distantes, talvez o vento esteja trazendo, com ele, o cheiro da tua comida. Boa noite, para você, que está em Nebraska!  Boa noite para você que está em Campinas! Boa noite, para você que está esperando por uma viagem pela cozinha. 
Como todos os pratos, esse tem, além de um nome muito engraçado, e uma disputa pela procedência, algumas versões. Essa é a minha. Ele tem algumas transgressões, algumas ousadias. Um toque de limão, algumas ameixas pretas, e umas gotas de paixão. Vamos experimentar? Afinal, a vida é tão frágil e fugaz! Experimentar torna a vida mais intensa e mais rica.

Ingredientes:
3 gemas
1  lata de leite condensado
 a mesma  medida de leite
1 colher de maisena
3 bananas
4 colheres de açúcar

Cobertura:
3 claras
3 colheres (sopa) de açúcar.
1/2 xícara de água
canela em pó

Modo de fazer: Dissolva uma xícara de açúcar com um pouco de água e leve ao fogo, até obter uma calda dourada. Fatie as bananas em rodelas  finas e coloque em uma travessa ou em taças, se optar por por porções individuais. Despeje a calda sobre as bananas. Como todas as receitas, elas vão sendo enriquecidas com o toque pessoal, ao longo do tempo, e ao gosto das pessoas. Eu adoro colocar ameixas pretas, sem sementes, na calda.
Prepare o creme, batendo as gemas com o leite condensado. Adicione o leite e leve ao fogo. Dilua a maisena em meio copo de leite e junte ao leite condensado e o leite, mexendo sempre, até engrossar. Eu gosto de colocar 1 colher de café de raspas de cascas de limão no creme. Cozinhe bem e retire do fogo e despeje sobre as bananas, na travessa ou nas taças. Se prefere menos doce, use duas medidas de leite e acrescente 1 colher a mais de mais de maizena
Prepare uma calda. levando ao fogo, em uma panela, a água e o açúcar, até obter uma calda rala e levemente dourada. Bata as claras em ponto de neve bem firmes. Continue batendo e adicione, de uma só vez, a calda quente. Bata até a calda incorporar e obter um suspiro firme. Disponha o suspiro sobre o creme, fazendo ondinhas, ou usando um saco de confeitar, com pitangas grandes. Doure o suspiro com um maçarico culinário, ou leve ao forno para dourar. Se gostar, polvilhe canela. Sirva gelado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário