5 de janeiro de 2015

TORTA DE BANANA DA VÓ MARINA

(Da.Marina - 18.06.77)
Enquanto eu penso em você, olhando a lua,
todo o esplendor desta noite se revela,
e como um anjo, eu te espio na janela,
e o teu sorriso atravessa a minha rua...


Um mágica e perfumada noite de lua cheia. 
A luz da faz geométricos desenhos no jardim, e o meu pensamento viaja pelo tempo. Rindo, eu estou convidando você para essa viagem, pelo tempo em que eu era uma menina aprendendo os segredos da cozinha com a minha avó. Esta torta, tão simples e tão saborosa, tem o sabor das minhas primeiras experiências pelo universo do sabor. Eu sinto no ar, o cheiro da canela e eu sorrio. As minhas avós foram embora, mas elas ficaram em muitas das minhas memórias, as minhas avós ainda estão vivas em muitos dos meus valores, e em muitas facetas da minha personalidade. Vamos para a cozinha, perfumar o mundo com os perfumes da
banana, da  canela e das minhas lembranças. O mundo fica mais bonito, quando nós vamos para a cozinha e, pela janela nós nos vemos pelos olhos da lua. Pegue o teu avental e siga-me, porque hoje tem festa na cozinha. ...risos....


Ingredientes:
10 bananas nanica cortada em pedaços, no sentido comprimento
10 colheres (sopa) de açúcar
10 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de royal
1 colher (sopa) de canela em pó.
Peneirar todos os ingredientes juntos e misturar bem.

Cobertura:
2 colheres de manteiga derretida
1 ovo inteiro e duas gemas
1/2 xícara (chá) de leite

Modo de fazer: Bata os ovos, a manteiga derretida e junte 1/2 xícara de chá de leite. Bata bem até obter uma mistura homogênea. Unte uma forma média, com manteiga.Forre o fundo da assadeira com um terço da farofa, cubra com a metade das bananas, faça mais uma camada de farofa e outra de banana. Cubra com o restante da farofa. Derrame sobre tudo, a mistura de ovos, manteiga e leite.
Asse em forno médio e preaquecido a 200ºC, por 15 minutos. Baixe o fogo para 180ºC, e asse por mais 45 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário