9 de janeiro de 2014

TORTELLI DE ABÓBORA



Rasga o meu peito, o som de um violino,
e enquanto  eu me protejo na escuridão da noite,
e eu ouço, em meus ouvidos, o choro de um menino,
 eu sinto em minha pele o corte do açoite....

Nada me protege de mim e da tristeza,
enquanto eu ando nua, nas noites de Nebraska,
enquanto eu olho o  céu e lua cheia acesa,
enquanto eu  congelo no frio da nevasca.

Nada me protege da imensa solidão,
do coração vazio, da dor da tua ausência,
nada me salva do ataque do dragão,
da fome do desejo, e da sede da urgência.

Eu busco proteção no círculo de fogo,
no arco protetor que existe  em teu olhar.
Eu perco sempre a luta, eu perco sempre o jogo,
porque sem teu amor, eu não  consigo  respirar...


Há coisas que eu não sei explicar 
direito, porque há coisas que não se explica, simplesmente. Algumas pessoas percebem, outras não. Algumas pessoas sentem, outras não. Eu nunca fui a Nebraska, mas nem por isso eu posso afirmar que Nebraska não existe, porque eu nunca fui lá. Assim são algumas histórias, assim é a nossa história: inexplicável. 
Eu estou rindo, porque este é um blog que fala de comida. Mas há coisas que alimentam o corpo, outras alimentam a alma. Vamos para a cozinha?
Nós continuamos na Itália! Hoje o prato é uma massa da Lombardia. O recheio é leve e harmonioso, com divinos sabores e frescos perfumes.  Vamos fazer massa? Você sabe que eu  adoro fazer massas.
Vamos dividir este prazer? 

Ingredientes:
250 g de farinha de trigo
3 ovos
1 pitada de sal

Recheio
800 g de abóbora cabochã
1 cebola picadinha
um dente de alho
300 g de queijo parmesão
noz-moscada, canela, a gosto
 raspas de 1 limão siciliano
sal e pimenta do reino
folhas de sálvia fresca
3 colheres (sopa) de manteiga.

Modo de fazer: Faça um pequeno monte com a farinha e abra um buraco no centro. Bata os ovos com uma pitada de sal e despeje no centro do mone de farinha e vá incorporando do centro para as bordas, até obter uma maça homogênea, macia e elástica. Faça uma bola e envolva com filme plástico. Deixe repousar por 30 minutos.
Refogue a cebola e o alho em 2 colheres de azeite e refogue a abóbora cortada em pedaços. Cozinhe a abóbora até obter um purê. Você pode, também assar a abóbora envolvida em papel alumínio, por cerca de 30 minutos, em forno a 180º C. Quando a abóbora estiver cozida, retire a polpa  e faça um purê. Misture o purê com o parmesão, as raspas de limão e tempere com canela, noz-moscada, sal e pimenta a gosto.
Abra a massa no cilindro ou com o rolo, com cerca de 2 mm de espessura, corte quadrados de 8 cm de lado, coloque uma porção do recheio no centro e dobre ao meio, pressionando as bordas para que o recheio não vaze.  Cozinhe os tortelli em água fervente e levemente salgada, por 5 minutos e escorra. Leve a panela ao fogo, aqueça com folhas de sálvia, para liberar o sabor. Envolva os tortelli na manteiga de sálvia e silva. Decore com folhas de sálvia. Divino!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário