9 de janeiro de 2014

PÃO DOURADO ALLA ROMANA


Nesta linda e quente noite de verão, os meus pensamentos atravessam fronteiras. Rindo da minha própria imaginação, eu caminho,  descalça, sobre fofa neve. A vantagem da imaginação, é que ela não congela. A minha incendiária imaginação, ela derrete a neve ...risos....
Aqui estou eu, mais uma vez, convidando você para uma doce experiência. Uma doce e perfumada experiência. Nós vamos fazer hoje, este maravilhoso e dourado pão. O romano pangiallo é um bolo  típico do Lazio, conhecida desde os tempos da Roma Imperial.
Rindo, eu estou convidando você para viver deliciosos e intensos momentos de puro prazer sensorial. Pegue o meu avental e siga-me, porque hoje, mais uma vez, nós estamos juntos e produzindo  inesquecíveis momentos. Cheers! Saudemos à vida!

Ingredientes
100 gramas de amêndoas
100 gramas de nozes
100 gramas de avelãs
100 gramas de mel
100 gramas de pinoles
100 gramas de uvas passas
100 gramas de figos secos picados
300 gramas de farinha
20 gramas de fermento biológico fresco
1/2 xícara (chá) de água morna
1 ovo
raspas de casca de 1 laranja
1 colher (sopa) de rum
5 gramas de especiarias  (cravo, canela, cravo da índia e noz-moscada)
150 gramas de cacau
50 gramas de chocolate ralado

Modo de fazer: Comece a preparação deste bolo aquecendo o mel em uma panela pequena em fogo muito suave. Enquanto isso, pique finamente a nozes, amêndoas, passas, cacau, chocolate e avelãs ralado, as raspas de laranja e os figos picados, e adicione ao mel.  Coloque a farinha de trigo em uma recipiente, adicione o fermento e o restante dos ingredientes e amasse bem, até obter uma massa densa. Amasse bem, unte uma forma com manteiga e enfarinhe. Distribua a massa, cubra e deixe dobrar de volume. Asse em forno preaquecido a 180 graus C e deixe assar, até ficar dourado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário