19 de janeiro de 2014

TORTA NEGRA GALESA

Tarde linda e azul, com uma perfeita temperatura. O sol entra pela janela e atravessa a minha sala, pintando de ouro, o meu chão. Vindo de algum lugar, que eu não sei onde, eu sinto uma imensa e avassaladora saudade. Saudade de você, saudade de mim, saudade da música que tocou e não toca mais. Rindo, eu penso que este estranho sentimento é coisa de um fim de domingo.
Um fim de domingo, mesmo quando é tão lindo quanto este, é sempre melancólico. Um fim de domingo é melancólico, até para quem odeia fins de semana. Boa tarde para você que é muito amado! Boa tarde, para você que também sente saudade! Boa tarde, para você que odeia fins de semana! 
Vamos para a cozinha?
Hoje, a receita de mais um bolo ritual e tradicional. A Torta Negra, ou A Torta Negra Galesa. Este bolo tem uma linda tradição e ela foi trazida pelos imigrantes galeses, em 1865, quando eles  chegaram ao vale do Rio Chubut, na Patagônia argentina. Esta torta nasceu da necessidade de preparar um alimento de fácil conservação. Como todas as receitas, a Torta Negra tem muitas versões. Cada família tem sua própria receita secreta, sendo que algumas demoram até 45 horas para serem preparadas. A receita que eu estou apresentando, é uma receita básica.
Na cultura galesa, a Torta Negra é a base de muitos bolos de noiva. No dia da festa, todo o bolo é comido, menos a base de torta galesa, que será embrulhada cuidadosamente e colocada em uma lata. O casal deverá comer um pedaço de torta a cada mês que se comemora a data do casamento, durante todo o primeiro ano, como um símbolo de superação das dificuldades que irão aparecendo. Eu me encantei com este ritual. Eu quero viver esta doce e linda experiência. E você? Você também quer? ...muitos risos....


Ingredientes:
1 xícara de nozes, amêndoas, ou avelãs , ou uma mistura de todos os três
1/2 xícara de passas
1/2 xícara de passas
1/2 xícara picado casca de frutas cristalizadas
1/4 xícara picada cerejas maraschino
1 xícara de rum
1 xícara de manteiga amolecida
1 1/ 4 de xícara de açúcar mascavo
5 ovos , separados
2 colheres de sopa de melaço
3 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de canela
1 colher de sopa de especiarias torta
2 colheres de chá de fermento em pó
2 1/2 xícaras de farinha
Cobertura:
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
3 a 4 colheres de sopa de suco de laranja fresco

Modo de fazer: Modo de fazer:  Junte as passas, a frutas cristalizadas e as nozes picadas grosseiramente, e coloque de molho no rum, de um dia para o outro. No dia seguinte, escorra as frutas e reserve o rum. Pré-aqueça o forno a 350 graus. Bata a manteiga com o açúcar mascavo, junte o melaço e o mel, e vá adicionando e batendo as gemas, uma a uma.
Peneire a farinha de trigo com a canela, as especiarias, o fermento em pó e vá adicionando à massa , alternando com o rum reservados. Adicione as frutas  e a nozes que ficaram imersas no rum. Bata as claras em ponto de neve, com picos firmes, e adicione à massa, delicadamente.
Você pode assar em forma de bolo inglês, untada e enfarinhada, ou em uma forma retangular.
Asse por 45 minutos, em seguida, verificar bolo está assado. Faça o teste do palito. A torta estará pronta, quando o palito, inserido no centro da torta, sair limpo.
Para a cobertura , coloque 1 1/2 xícaras de açúcar em uma tigela. Misture o suco de laranja 1 colher de sopa de cada vez, até que a consistência desejada seja atingida. Espalhe a cobertura, como neve, meio escorrida, e decore com passas e nozes. Embale em filme plástico, em lugar fresco e seco. Esta torta pode ser conservado durante vários meses. Dizem que a torta galesa realizada corretamente, pode ser guardada até 7 anos, porém é difícil que dure tanto tempo sem ser comida. ...risos....




4 comentários:

  1. Achei esta receita por acaso e ao ler, me apaixonei pelo ritual narrado de uma forma tão envolvente. O bolo q deve ser DELICIOSO farei para o Natal, creio q combina muito com a data. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Achei esta receita por acaso e ao ler, me apaixonei pelo ritual narrado de uma forma tão envolvente. O bolo q deve ser DELICIOSO farei para o Natal, creio q combina muito com a data. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Achei esta receita por acaso e ao ler, me apaixonei pelo ritual narrado de uma forma tão envolvente. O bolo q deve ser DELICIOSO farei para o Natal, creio q combina muito com a data. Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Em fico feliz ao poder compartilhar o encanto e a magia que está contida nas mais diversas comidas.

    ResponderExcluir