25 de janeiro de 2014

TAÇAS DE CHANTILLY COM CREME DE OVOS

Fonte: Receitas de Portugal
Uma tarde azul, com infernal calor!
O suor escorre entre os meus seios.
É um inferno, sem tirar nem por,
mas é o inferno com o céu no meio.
Como uma menina, eu sonho com a neve,
tão branca e tão gelada, caindo em meu rosto,
eu sinto em minha pele uma carícia leve,
e eu sinto em minha boca, o prazer do teu gosto.
Tarde azul com o calor de um vulcão!
Meu sonho incandescente mergulha em pleno mar,
e na imensa praia da imaginação,
o meu louco pensamento tenta te  encontrar.
E neste doce encontro de calor e neve,
onde a mão do destino tece a sua trama,
a pele arrepia, a alma canta, o corpo se atreve,
e o amor, sem receio, se deita em nossa cama.


Eu tenho uma íntima relação com o calor. Talvez seja pelo meu temperamento latino, talvez seja pelo fato de eu estar sempre caminhando por floresta tropicais, pela costeira litorânea ou pedalando uma bicicleta. Tudo somado, tem-se aí, o calor de um vulcão. Talvez porque eu tenha essa estreita amizade com o calor, eu sinta uma platônica paixão pela neve. Sempre que o meu rosto fica corado e o suor escorre pela nuca ou entre os seios, eu sonho com os floquinho de neve. Tem você aí, um alguns floquinhos de neve para mim??? ....risos...
Bem, na falta de neve, aqui estou eu, em homenagem aos meus queridos irmãos portugueses, uma receita de doce que lembra a neve, mas com um pouquinho de sol. Sempre com muito ovo, aqui vai uma refrescante sobremesa portuguesa. Vamos para a cozinha?

Ingredientes:
200 ml de creme de leite
1 colher (chá) de suco de limão
200 g de bolacha maria
5 claras batidas em neve
70 g de açúcar

Doce de ovos:
150 g de açúcar
150 ml de água
6 gemas

Modo de fazer: Coloque creme de leite no congelador por alguns minutos, retire e bata em ponto de creme chantilly com 1 colher de chá de suco de limão. Junte 45 g de açúcar e bata mais um pouco. Reserve no refrigerador.
Triture as bolachas até obter uma espécie de farinha grosseira e reserve. Bata as claras em ponto de neve, com picos firmes, junte as 25 g de açúcar  restante e bata mais um pouco. Junte-as ao creme chantilly e misture delicadamente, até obter um fofo e homogêneo creme.
Prepare o doce de ovos, levando ao fogo, a água e o açúcar, até obter uma calda. Retire do fogo, deixe esfriar um pouco. Bata as gemas, a parte, e vá adicionando à calda, batendo com um batedor de arame, sem parar, até ficar bem homogêneo. Leve ao fogo, novamente, para engrossar um pouco.
Você pode montar em taças individuais ou em um tigela maior, da seguinte forma. Comece  colocando uma camada de creme, cubra com uma camada do farelo de bolachas, repetindo as camadas, até terminar com o creme. Decore, ao final, com o doce de ovos. Leve ao refrigerador e sirva gelado

Nenhum comentário:

Postar um comentário