17 de janeiro de 2014

PEITO DE PATO COM MOLHO DE ROMÃ

Mais uma tarde de tempestade! Eu gosto de ver, do décimo andar do meu escritório, a indomável  fúria dos elementos. A cidade desaparece na branca parede de chuva, o vento uiva, as árvores vergam, e o som é de um rugido Um furiosa tarde de verão, um espelho da minha tempestade interior.
Depois que a tempestade passa, as árvores me parecem cansadas de lutar, há um confortável silêncio. É o delicioso silêncio que sucede o amor. Rindo, eu estou fazendo a você, neste intenso momento de pós-tempestade, uma indecorosa proposta: vamos para a cozinha? ....muitos risos....
Amanhã é sábado! Que tal um prato simples, rápido e com um toque de sofisticação? Acompanhado de um arroz branco e uma saladinha verde, vira uma refeição, mas se for acompanhado de um vinho de uva Pinot noir ou de um branco da Borgonha, vira uma celebração. Eu adoro celebrar a vida com você, porque a vida pode ser boa, quando estamos sozinhos, mas somente quando nós compartilhamos as maravilhas da vida, ela se torna maravilhosa. Pegue o teu avental e siga-me! ...muitos risos...

Ingredientes:
400 g de peito de pato
5 cebolas pequenas
1 taça de vinho tinto
1 copo de caldo de galinha
1 xícara de sementes de romã
50 g de manteiga
azeite extravirgem e pimenta-do-reino preta, a gosto

Modo de fazer: Limpe bem o peito pato, retirando toda a pele e a gordura, e corte os filés.
Leve o azeite em uma frigideira e  frite, até dourar,  em ambos os lados. Unte uma assadeira com 2 colheres de azeite e asse, em forno preaquecido a 200º C, por 15 minutos. Descasque as cebolas e corte em fatias de espessura média. Retire o excesso de gordura da frigideira onde foram fritos os filés, adicione a manteiga e doure a cebola picada, até ficar transparente. Adicione o vinho e deixe evaporar, em fogo baixo. Coloque o caldo de galinha, tempere com a pimenta a gosto, ajuste o sal e continue cozinhando o molho, por cerca de 10 minutos. Junte as sementes de romã, cozinhe mais alguns minutos, para encorpar. Retire o peito de pato do forno, corte em fatias e sirva com o molho de romã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário