13 de dezembro de 2013

PÃO VOTIVO DE SANTA LUZIA


A noite chegou, e eu estou chorando de rir. Depois de brincar feito criança com os cachorrinhos do Dani, eu estou até cansada, de tanto ri. Eu acho maravilhoso eu descobrir e eu interagir com a criança de mora em mim. Rindo, eu me pergunto se você tem feito contatos imediatos e de terceiro grau, com a criança que mora em você. Boa noite, para você que gosta da criança que mora em mim! Boa noite para você que gosta de mim. ...risos...
Eu adoro receitas receitas tradicionais e cheias de significados regionais, especialmente os pães. Na Sicília, comemora-se, em 13 de dezembro, o dia de Santa Luzia, o panuzzi de Santa Lucia , também chamados de uocci ou uccialeddi , um pão votivo na forma dos olhos de Santa Luzia. EmValguarnera Caropepe , na província de Enna, além de consumir o pão, alguns penduram na parede, ao lado da cama , como um amuleto da sorte. O curioso é que, na área de Palermo e na maior parte da Sicília, é proibido comer pão e qualquer outro produto feito com farinha, no dia 13 de dezembro. Na Suécia faz-se este mesmo pão, um pão macio de açafrão, com frutas cristalizada e, no local dos "olhos" do pão, coloca-se velas.

Ingredientes

500 g de farinha de trigo
200 ml de leite integral
1 tablete de fermento biológico fresco
2 ovos
150 g de manteiga
50 gramas de açúcar
Dois punhado de passas
2 sachês de açafrão


Modo de fazer: Em uma tigela, despeje o leite levemente morno, e dissolva o fermento Em uma tigela grande despeje a farinha, açúcar e uma pitada de sal : em seguida, despeje o fermento dissolvido no leite , dois sachês de açafrão e um ovo inteiro e a manteiga e amasse os ingredientes, até obter uma massa lisa e uniforme. Reserve algumas passas para formar os olhos, e misture o restante à massa. Coloque a massa para fermentar, por algumas horas, coberta com um pano limpo. Depois de dobrar de volume, sove a massa em uma superfície enfarinhada, divida a massa em duas porções e faça dois cordões, com cerca de 30 cm cada. Faça uma espiral com uma das pontas, até a metade do cordão. Enrole a outra ponta da massa em espiral, no sentido contrário. Coloque passas no início da espiral, para formar os dois olhos. Coloque os pães em uma assadeira e deixe crescer durante meia hora. Pincele com ovo e leve ao forno preaquecido a 200 graus C, durante 25 minutos. Salpique com açúcar de confeiteiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário