8 de dezembro de 2013

LOMBO DE PORCO À MODA DA FAZENDA


Talvez um dia, quando eu for embora,
o teu mundo fique mais vazio,
e você me procure, pelo mundo afora,
e o sol se torne mais sem luz e frio...
Talvez, um dia, quando eu for embora,
as noites de lua já não tenham graça,
a vida morra um pouco, a cada hora,
 e a chama da paixão vire fumaça.
Talvez, um dia, quando eu for embora,
já não haja amor nos portões da madrugada,
e o sol se esconda, no romper da aurora,
e lua chore, de tristeza, na calçada.
Talvez, talvez, talvez,
as catedrais já não toquem sinos,
o por de sol perca a nitidez,
e entristeça o teu sorriso de menino.
Talvez, talvez, talvez,
Você descubra o amor que eu te deixei,
e você saiba o quanto eu te amei,
apesar da minha imensa timidez.


Fim de domingo calmo e quente. Uma lua crescente acena do céu, nos convidando para viagens através do tempo, para imersão no romance e no frio silêncio das estrelas. Aqui está você, novamente, preso à órbita da minha cozinha. Pegue o teu avental e jogue-se comigo, nesta deliciosa aventura dos prazeres da vida. ...risos...
Hoje, o prato é um clássico da caipira cozinha paulista, com seus intensos sabores. Rindo, eu confesso: é um prato da minha infância, na roça, porque eu não nego a minha origem caipira.  Vamos para a cozinha, porque hoje tem lua, tem estrela, tem maravilhosos perfumes no ar e tem comida histórica, da história da minha vida, uai!!! 

Ingredientes
2 kg de lombo de porco
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
¼ de xícara (chá) de suco de limão
2 colheres (chá) de molho de pimenta
½ xícara (chá) de banha de porco
2 xícaras (chá) de leite
2 cebolas médias picadas
¼ xícara (chá) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de alecrim picado
4 tomates sem pele e sem sementes picados
O lombo deve ser temperado na véspera.

Modo de fazer: Faça uma mistura com  com o sal e a pimenta-do-reino, o suco de limão e o molho de pimenta e coloque o lombo limpo, neste molho. Cubra a carne e deixe descansar nesse tempero, na geladeira, por 12 horas. No dia seguinte, retire o lombo do molho e deixe escorrer bem. Reserve o molho. Coloque o lombo escorrido, em uma panela com a banha quente e frite bem, virando de todos os lados, até dourar. Junte o leite e cozinhe, em fogo baixo, com a panela tampada, até que todo o líquido seja absorvido. Junte o caldo do tempero reservado, as cebolas, a salsinha, o alecrim e os tomates. Cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada, por 30 minutos.  Coloque o lombo cozido em uma assadeira, junto com todo o caldo da panela, e asse durante 1 hora, em forno preaquecido a 200º C,  regando de vez em quando com o caldo. Fatie o lombo, guarneça com o molho e sirva  com batatas assadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário