22 de novembro de 2013

TORTA DE RICOTA E CAFÉ

Em uma noite, absolutamente escura,
havia, ao longe, só uma luz acesa.
Eram os teus olhos a minha procura,
era a cura da minha tristeza.

Em uma noite, sem estrela ou lua,
Onde o silêncio absoluto impera,
Você me abraça e a solidão recua,
você me beija e já é primavera...

Em um noite de chuva, triste e  fria,
onde eu pensava não haver mais nada,
você me ama e faz nascer o dia,
e o sol nasce, em plena madrugada...

Eu não vou desistir somente porque o momento é amargo e escuro. O café é escuro e amargo, mas ainda assim pode ser saboroso, pode dar origem a saborosas e doces coisas. Desafiando o meu amargo e escuro momento, eu estou postando esta  sedutora e doce torta de café. Atravesse a tela e venha comer um pedacinho de torta comigo. Eu sei! A dor não é menor quando choram dois, mas o prazer de compartilhar algo bom, esse e sempre multiplicado! Vamos para a cozinha?

Ingredientes:
Massa frola
250 g de farinha
100 g de manteiga
120 g de açúcar
Uma pitada de sal
1 ovo grande

Creme:
200 ml de café forte
2 gemas de ovo
250 ml de leite
20 g de açúcar
Uma colher de farinha de trigo
300 g de ricota

Modo de fazer: Coloque, em recipiente largo, a manteiga amolecida, o açúcar e o sal,  e trabalhe os ingredientes com as mãos por alguns instantes. Acrescente o ovo e junte a farinha de trigo, já peneirada, até obter uma massa homogênea. Se estiver muito grudenta, salpique farinha de trigo nas mãos e na vasilha e amasse na palma das mãos, não com os dedos. Sove delicadamente. Enrole a massa num filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 1 hora, antes de usar.
Prepare o creme: coloque o café e o leite em uma panela  e leve ao fogo para aquecer, sem ferver. Bata as gemas com o açúcar  e a farinha de trigo, até obter uma massa homogênea. Vá adicionando pequenas quantidades do leite quente, mexendo bem, até incorporar, repetindo a operação, mexendo e fazendo absorver e até obter uma pasta lisa. Junte o restante do café com leite, mexa bem e leve ao fogo baixo, até encorpar e cozinhar. Retire do fogo e deixe esfriar. Amasse bem a ricota com um garfo e misture ao creme, até ficar bem homogêneo.  Separe 2/3 da massa e forre uma forma para torta de 22 cm. Preencha com o creme e decore com tiras cruzadas da massa restante. Leve ao forno preaquecido a 180º C e asse por 30 ou 40 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira. Sirva gelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário