1 de agosto de 2013

SPAGHETTI ALLA PUTANESCA

Salve-me de mim!
Salve-me das minhas longas e incendiárias alegrias,
e das minha curtas e avassaladoras tristezas.
Salve-me de mim dos meus sonhos impossíveis,
dos longos percursos dos meus pensamentos,
da insustentável leveza da minha imaginação.
Salve-me de mim e da minha paixão!
Salve-me do meu inexplicável amor que floresce em desejo.
Salve-me da minha sede do teu sorriso,
da minha fome da tua presença,
salve-me de mim!
Rindo, eu estou acrescentando: salve-se de mim! Vamos para a cozinha? Eu gosto de pratos atrevidos, com desafiadoras harmonias entre os ingredientes, mas não há como não me render a um clássico, especialmente quando ele vem da região da Campanha italiana e com os ventos da Costa Amalfitana. Como sempre, um assunto dinâmico como a gastronomia oferece sempre várias versões para um mesmo fato, para um mesmo prato. O Spaghetti alla putanesca não foge à regra. Alguns atribuem a autoria a uma prostituta chamada Ivette, a francesa, que depois de um exaustivo dia de trabalho, preparou, à pressas, um espaguete com os ingredientes disponíveis. Outros atribuem a autoria ao dono de um prostíbulo dos Quartieri Spagnoli, um antigo bairro da capital da Campanha, que servia o ilustre prato às prostitutas e aos seus fregueses. Há, entretanto, uma versão mais erudita, segundo a qual, o pintor Eduardo Colucci e seu sobrinho, dois boêmios notórios,  serviam o prato aos seus amigos intelectuais e artistas em festa na Ilha de Ischia, no golfo de Nápoles. A verdade é que, quando se come este intenso prato, de duvidosas origens (risos), acompanhado de uma boa taça de vinho, não há espaço para se pensar nas origens do prato. Pegue duas taças, uma boa garrafa de vinho e vamos para a cozinha, porque hoje tem espaguete e romance. ...risos...


Ingredientes:
400 g de espaguete
500 g de tomates maduros,  picados sem pele e sem sementes
2 colheres (chá) de extrato de tomate
6 colheres (sopa) de azeite
100 g de azeitonas pretas e sem caroço
100 g de filés de anchovas
50 g de alcaparras
1 dente de alho picadinho
pimenta dedo de moça picadinha e a gosto
sal e folhas de manjericão

Modo de fazer: Refogue o alho e a pimenta no azeite. Quando o alho estiver dourado, junte os filés de anchova e desfaça com o garfo. Adicione os tomates, as azeitonas, as alcaparras bem lavadas, para eliminar o excesso de sal e o extrato de tomate. Misture bem e deixe apurar, por cerca de 20 minutos, ou até ficar mais espesso. Enquanto isso, cozinhe a massa em água fervente abundante, com um pouco de sal, até ficar "al dente". Escorra e coloque o espaguete em uma travessa, ou nos pratos de servir, e sirva regado com o molho e decorado com manjericão a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário