16 de julho de 2013

PIZZA SEM GLÚTEN

Eu nunca me interessei por notoriedade, fama ou sucesso financeiro. Eu sempre ambicionei ser feliz à minha maneira, garimpando as maravilhas da vida. Para mim, o teu sorriso vale muito, a luz do sol vale muito, a luz da lua vale muito, mas nada me faz tão feliz quanto dividir os meus tesouros, compartilhar a minha alegria e as minhas modestas habilidades. ..risos... 
Hoje, o meu blog passou dos 30 mil acessos. Eu saber que o meu livrinho de receitas foi aberto tantas vezes, em tantos países do mundo, me faz sorrir.  Este sorriso de absoluta felicidade é para você. 
Vamos comemorar com pizza? A pizza de hoje não leva glúten. Bom apetite a todas as pessoas que emprestaram o meu caderninho de receitas. Para você, um grande beijo!

Ingredientes:
Massa para pizza de 32 cm de diâmetro
350 g de farinha de arroz
250 g de amido de milho
1 colher (chá) de mel
350 ml de água
10 g de sal
25 g de levedura de cerveja
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Cobertura:
500 g de mussarela
350 ml  de molho de tomate
sal, manjericão e azeite de oliva a gosto
2 colheres (sopa) de azeite para untar as assadeiras
Orégano a gosto

Modo de fazer: Para preparar a massa para a pizza sem glúten, peneire a farinha e o amido de milho e faça um pequeno monte  com um buraco no centro. Dilua o fermento  com o mel na metade da água morna e mexa até  dissolver bem. Adicione 10 gramas de sal e o azeite em outro copo, no restante da água morna. Comece a misturar as farinha com a água com fermento. Agite a mistura da água com o azeite e continue a misturar, até obter uma massa macia e homogênea, mas firme. Faça uma bola com a massa e coloque em um recipiente salpicado com farinha de arroz. Cubra o recipiente e deixe a massa descansar em local quente e sem vento, até dobrar de volume, por cerca de 1 hora ou 1 /12 hora. Eu uso o forno elétrico desligado.
Prepare o molho e tempere com o orégano. Abra a massa  e forre com ela, uma assadeira untada com azeite, e deixe crescer por mais 30 minutos. Após a segunda subida, polvilhe a pizza com o purê de tomate , um pouco de azeite extra-virgem e asse em forno pré-aquecido por cerca de 10 minutos a 200 graus. Retire do forno, cubra a massa com a mussarela e retorne ao forno, por mais 5 minutos. Retire do forno, salpique com folhas de manjericão rasgado grosseiramente e sirva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário