15 de julho de 2013

BOLINHO DE BACALHAU ASSADO

Bolinho Assado de Bacalhau
Minha mãe partiu, foi para o céu, virou estrela!
Se eu posso estar com ela, ao menos eu posso vê-la.
Minha mãe, como toda mãe, ela era uma poeta,
ela escreveu meu destino, mesmo sendo analfabeta.
Para enfeitar este mundo, ela deixou o seu jardim ,
e foi plantar suas flores, para encantar querubins... Nós nunca somos adultos e maduros o suficiente para encarar a perda da nossa mãe. Eu estou assim, perdida, sem a minha mãe. Como ela era muito sábia, eu tenho certeza que ela me manteria em movimento, porque cabeça vazia é a oficina do diabo. Então, para você que está sempre comigo, vamos para cozinha. Hoje a sugestão é um maravilhoso e saudável bolinho de bacalhau, que não é fritura. Sorria, pegue o teu avental e siga-me, porque hoje a comida é portuguesa, com certeza...


Ingredientes:

500 g de bacalhau porto demolhado e desfiado
300 g de batatas cozidas e amassadas
1  ovo
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de azeite extravirgem
1 cebola picada
1 dente de alho
Cheiro verde e molho de pimenta vermelha, a gosto,

Modo de fazer: Dessalgue o bacalhau, deixando de molho por 24 horas em água fria e limpa, trocando a água algumas vezes. Cozinhe o bacalhau em água limpa, até ficar macio. Deixe esfriar um pouco, retire a pele e os espinhos e desfie, grosseiramente. Use a água do cozimento do bacalhau, para cozinhar as batatas. Escorra a batatas e amasse bem com uma garfo ou passe pelo espremedor de batatas, até obter uma massa homogênea. Leve um panela ao fogo com o azeite e refogue a cebola e o alho, sem dourar. Junte o bacalhau e refogue levemente e deixe esfriar. Misture o bacalhau com as batatas amassadas, junte o ovo, o cheiro  verde picadinho a farinha e amasse até obter uma pasta uniforme. Em uma assadeira untada, coloque pequenas porções de massa, modeladas com uma colher de sopa e leve ao forno preaquecido a 180ºC, para assar, até os bolinhos ficarem  levemente dourado. Sirva com molhinho de pimenta vermelha à parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário