31 de maio de 2013

SOPA DE BATATA COM ALHO-PORÓ

Fonte: Folha
Como se fosse o coração de um servo,
de um poderoso deus, ou de um menino,
o meu coração, eu sempre observo,
bate mais forte quando  ouve um sino!

Todo momento bom, tudo o que eu amo,
 minha alegria de viver, meu  preferido assunto,
os sonhos que eu projeto, as crenças que eu proclamo
somente  tem valor, se nós estamos juntos.

Como  ave encantada, esperando no ninho,
eu sonho com você, e em plena madrugada,
 eu ouço, em minha mente, o som de um sininho,
e este  som  distante, me faz sentir amada...

Para o friozinho brasileiro, uma maravilhosa sopa. Que toquem os sinos, porque essa sopa, cheia de sabor,
 merece o bimbalhar dos sinos. ...risos... Vamos para a cozinha? Pegue o teu avental e siga-me (mesmo que você não goste de sopa). Cozinhar é uma excelente terapia!

Ingredientes
2 colheres (sopa) de óleo de girassol
3 alhos-porós grandes picados
2 dentes de alho amassados
3 batatas médias picadas
1 litro de caldo de legumes
1 folha de louro
Sal marinho e pimenta-do-reino
500 ml de leite de aveia ou de soja
1 colher (chá) de endro seco
120 ml de creme de leite de soja
Noz-moscada para decorar

Modo de fazer: Aqueça o óleo em uma caçarola e refogue o alho-poró e o alho. Tampe e cozinhe em fogo baixo por 5 minutos, mexendo de vez em quando para não queimar o alho-poró, o que daria um sabor amargo. Acrescente as batatas, o caldo e a folha de louro, e tempere a gosto com sal e bastante pimenta-do-reino. Deixe ferver, diminua a chama, tampe e cozinhe em fogo brando por cerca de 30 minutos ou até as batatas ficarem tenras. Descarte a folha de louro e bata a sopa na panela com um mixer de mão ou coloque no processador, até obter uma mistura homogênea. Acrescente o leite de aveia ou de soja, o endro e o creme de leite. Aqueça durante 5 minutos e sirva com noz-moscada por cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário