5 de abril de 2013

SOPA CREME DE CAMARÃO


Assim sou eu, um evento natural, uma vulcão ativo, uma cachoeira, um tsunami, ou apenas um punhado de água...Eu sou o que sou e eu queimo, eu arrasto tudo, eu escorro pelos vãos dos dedos... Nenhuma fronteira pode limitar o  amor que me inunda, nenhum código pode impor regras aos meus pensamentos, nenhuma lei pode revogar o que eu sinto! 



Meu é um agricultor semi analfabeto, mas ele escreve poesias. Essas poesias são criadas e decoradas por ele. Quando ele as declama, ele emociona a plateia. Eu herdei dele, essa compulsão por escrever. Eu sou um mero instrumento das palavras. Não sou eu quem as diz, são as palavras que me dizem. Rindo, eu estou pensando na outra paixão herdada, a gastronomia.  Eu herdei das minhas avós, a paixão pela comida, pelos sabores, harmonias e  pela  história que tempera cada prato de alimento. Como nós estamos no outono, a sugestão de hoje, é uma sopa creme de camarão. Uma sopa pode ser sem graça ou pode ser uma festa. Sirva esta sopa, à luz de velas,  com torradinhas de ervas finas,   acompanhada de um bom vinho branco e você terá um evento. Compartilhe comigo, esta deliciosa experiência.

Ingredientes
300 g de camarão
100 ml de azeite
1 cebola
2 dentes de alho
2 tomates
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
2 colheres (sopa) de farinha
200 ml de água
coentros
sal e pimenta a gosto


Modo de fazer: Descasque o camarão e reserve as cascas. Cozinhe as cascas com a água, fervendo por 15 minutos, coe e reserve o caldo.  Refogue os alhos, o tomate e a cebola, com a metade do azeite e acrescente a polpa de tomate e os camarões limpos. Depois de bem refogado adicione o caldo resultante da fervura das cascas do camarão, reservando meio copo do líquido. Cozinhe por cerca de 15 minutos, tempere com o sal e pimenta moída na hora e bata num processador ou num liquidificador. Dilua a farinha no caldo reservado,  adicione ao caldo de camarão batido  e mexa muito bem, até engrossar. Tempere com sal e pimenta. Acrescente um pouco mais  de água, para que fique com uma  textura de cremosa e ferva mais alguns momentos, até cozinhar bem. Sirva salpicado com coentro picadinho e decore os pratos com um camarão cozido e talos de cebolinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário