8 de abril de 2013

FOLAR DE FOLHAS

Quando eu morrer, eu não quero ser anjo,
porque eu descobri, desde pequenina,
que eu não tenho vocação para ser anjo...
Eu nasci com asas, mas não quero ficar  encarcerada, no céu! Se eu me tornar flor,
eu quero ser uma flor que encha as tuas noites de perfumes. Eu quero ser uma flor que dê doces frutos, para adoçar a tua boca, eu quero ser fruto que produza sementes e sementes que deem flor,
desabrochando um ciclo infinit
o...




Apaixonada pelos pães, eu estou colecionando as maravilhas tradicionais portuguesas. Este folar é maravilhoso. Apaixone-se, também! Vamos para a cozinha, porque quando eu faço pão eu fico feliz. Talvez você também possa ficar feliz! ...risos.... Pegue o teu espírito de aventura e siga-me, porque hoje, tem!!!!
Ingredientes:
1/2 cálice de aguardente
120 g de manteiga
60 g de banha
Suco de 2 laranjas
1 pitada de sal
50 ml de água
25 g de fermento de padeiro fresco
500 g de farinha de trigo
200 ml de mel
canela a gosto
100 g de manteiga amolecida em temperatura ambiente
Açúcar mascavo para polvilhar as camadas
Raspas da casca de  1 limão

Modo de fazer: Dilua o fermento em água morna. Num recipiente grande, coloque a farinha de trigo, faça uma cavidade no centro e vá colocando ali, o aguardente, a manteiga, a banha, o suco da laranja e o sal e comece a incorporar a farinha, do centro para as bordas. Comece a despejar a água com o fermento e continue incorporando a farinha, até formar uma massa que desgrude das mãos. Sove a massa por 5 minutos, pelo menos e, se necessário, adicione farinha. Forme uma bola com a massa, tampe e cubra com um pano. Deixe crescer por cerca de 1h30m. Polvilhe, então, a área de trabalho com farinha de trigo, divida a massa levedada em 8 partes iguais. Unte  com manteiga e forre o fundo de uma assadeira com 18 ou 20 cm de diâmetro. Abra cada porção da massa em círculos menores que a largura da assadeira, pincele ambos os lados com manteiga amolecida, polvilhe com açúcar mascavo, canela e raspas de limão, e vá sobrepondo, um a um, na assadeira. Termine com uma boa camada de açúcar, canela e pedacinhos de manteiga. Deixe crescer novamente, por cerca de 20  a 30 minutos, e asse por aproximadamente 45 minutos, em  forno preaquecido a 190ºC. Se você gosta do Folar mais doce e úmido, capriche na quantidade a manteiga e açúcar, sempre lembrando que a massa não leva açúcar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário