18 de fevereiro de 2013

ROCAMBOLE DE MERENGUE COM OVOS MOLES

O que faremos nós, quando este amor infinito
Quiser escapar das sombras e se espalhar pelo ar, como uma grande lua ou um pássaro bonito
Que voa no rumo do sol e se nega a retornar?


E 2013 está começando no Brasil. Acabou-se o carnaval! Para que o ano seja doce, vamos começar com um doce com sotaque português. Um maravilhoso rocambole de merengue com ovos moles. Vamos começar o ano com muita energia e colesterol. ...risos... Se você quiser abrasileirar o rocambole, pode usar doce de leite, geleia de damasco ou morango com chantilly. 

Ingredientes
6 claras batidas em neve, com picos firmes
300 g de açúcar
1 colher (café) de baunilha
Ingredientes:

Ovos moles
500 g de açúcar
30 gemas de ovos

Modo de fazer: Prepare o merengue, batendo as claras em neve, com picos firmes. Adicione o açúcar e a colher de baunilha, e bata até obter uma massa aerada e homogênea. Forre uma assadeira retangular média, com papel alumínio (com um pincel eu passo sobre o papel alumínio, uma camada fina de óleo de cozinha), espalhe o merengue, alisando com uma espátula, e leve ao forno preaquecido, a 140º C, por uma hora. Retire do forno e deixe esfriar.

Para o preparar o recheio, leva-se o açúcar ao fogo,  com cerca de 300 ml de água, e deixa ferver, sem mexer até chegar ao ponto de fios. Ponto de fio é quando você retira uma colher da panela e formam fios da calda. Tire do fogo e deixe esfriar. Entretanto, separam-se as gemas das claras e passe as gemas por uma peneira fina, para retirar a pele que reveste as gemas e que dão aquele sabor desagradável. Junte as gemas à calda de açúcar e leve ao fogo, bem baixo, para cozinhar as gemas até a consistência bem cremosa. Durante e cozimento, mexa o doce com movimento de vai e vem e não em círculos. Reserve e deixe esfriar
Desenforme o merengue  e retire a folha de alumínio do fundo. Espalhe o recheio em toda a superfície e, com a ajuda do papel alumínio, enrole o rocambole de merengue. Sirva gelado!

2 comentários:

  1. Oi, adorei a receita, porém faltou a parte do merengue! Gostaria de saber como faço com as claras antes de leva-las ao forno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Tati, eu sou meio retardada mesmo, então eu estou respondendo com atraso, mas eu reformulei a receita, explicando melhor como preparar o merengue. Um beijo!

      Excluir