5 de fevereiro de 2013

PÃO DE MANDIOQUINHA E LINGUIÇA CALABRESA

Eu não quero ser amada porque eu sei fazer isto ou aquilo. Eu quero ser amada pelo que eu sou, com as minhas raras qualidades e os meus comuns e humanos defeitos. Eu quero ser amada porque eu sou uma sonhadora que realiza coisas reais, porque eu rio e eu choro com a mesma facilidade, porque eu gosto de solidão e silêncio, mas também gosto de calmos bate papos ao redor de uma mesa. Eu quero ser amada porque gosto de acelerar o coração com esportes e acalmar o coração com música e silêncio. Não! Eu não quero ser amada porque eu sei fazer isto ou aquilo, mas porque eu sei ser simplesmente o que eu sou: uma sonhadora mulher.

Não, isto não está acontecendo! ...risos.... Vamos para a cozinha, porque hoje eu abusei da paciência do leitor! Vamos compensar isto, com um maravilhoso pão, criado pelo Chef Jurandyr Affonso. Vamos para a cozinha, fazer pão, este mágico alimento tão antigo e sempre novo. Venha sujar as mãos de farinha e prazer. Pegue o teu avental e siga-me, porque que tem!

Ingredientes
500 g de mandioquinha cozida
1 xícara (chá) de leite
200 g de açúcar
1 pitada de sal
4 ovos
1 kg de farinha de trigo
200 g de manteiga em temperatura ambiente
15 g de fermento biológico
400 g de linguiça calabresa moida e levemente refogada

Modo de fazer: Bata, no liquidificador, a mandioquinha, o leite, o açúcar, o sal e os ovos. Coloque a farinha em um recipiente grande, faça um buraco no centro e coloque a manteiga, amassando bem para formar uma farofa. Dissolva o fermento na água morna e vá incorporando à farinha. Continue juntando a mistura do liquidificador, amassando bem, até adquirir uma pasta que desgrude das mãos. Sove a massa por cerca de 10 minutos. Faça uma bola, coloque num recipiente tampado para crescer, até dobrar de tamanho. Divida a massa em quatro partes, abra em retângulos, distribua o recheio sobre a massa e modele os pães. Deixe crescer por cerca de 15 minutos, coloque os pães em duas assadeiras untadas e enfarinhadas e asse, em forno preaquecido, em temperatura média, por cerca de 30 minutos, ou até dourar.
Dica: Eu gosto de fazer o recheio, refogando a linquiça com cebola e adicionando tomate picadinho, sem pele e sem sementes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário