1 de abril de 2023

MASSA DE MACARRÃO COM PIMENTA MALAGUETA





(Perdidos em tantos planos,
e em pensamentos ateus,
o nosso amor é um deus,
com sentimentos humanos...
Numa delicada reverência e esse deus que nos une, 
curva-se, diante do amor,  a minha frágil humanidade.)

Eu adoro preparar massas.
Eu considero essa deliciosa dinâmica de transformação da farinha, uma tarefa quase sensual. 
Eu amo amassar, apertar, esticar essas massas elásticas e macias e  ver surgir incríveis pratos.
Eu vou postar uma série de receitas de massas, com características e objetivos específicos, para que você conheça e descubra esse incrível prazer. 
Hoje, baixou o santo, e eu resolvi fazer massa como a minha nonna.
Abrir a massa com o rolo de macarrão e cortar com uma faca foi uma visita ao passado,
um retorno às raízes italianas. 
Chega de conversa! Vamos preparar essa massa avermelhada, com um toque de 
pimenta malagueta seca. 
É indicada para o preparo de massas com verduras mediterrâneas e ainda alcaparras, azeitonas e aliche.
A mass da foto foi preparada com molho de tomates frescos, pimentão vermelho, manjerona e manjericão, e temperada com azeitonas pretas e alcaparras(poucas), trituradas na faca.
Ficou absolutamente divina, e a panela foi raspada até o último fio.
 Vamos para a cozinha, porque hoje tem  festa! ...risos...


Ingredientes:
4 pessoas
400 g de farinha de trigo
10 g de extrato de tomate
4 ovos
1 colher (café) de pimenta malagueta em pó
1 pitada de sal.

Modo de fazer: Faça um montinho com a farinha de trigo, abra um buraco no centro e coloque o extrato de tomate, a pimenta malagueta e o sal.

 Adicione um ovo cada vez e vá incorporando, do centro para as extremidades, até obter uma massa homogênea, macia e elástica. Faça uma bola e passe um pouquinho de azeite ao redor. Embale com filme plástico e deixe descansar por 20 minutos, pelo menos.

Para preparar o macarrão, basta abrir a massa com uma máquina ou com o rolo de macarrão. Eu gosto de massa bem fininha, mas fica ao gosto. Para cortar na máquina, faça tiras de massa e corte no modelo que escolher.  Para cortar manualmente, abra a massa enfarinhe dos dois lados e deixe secar um pouco. Enrole e corte fitas da largura que escolher. Hoje baixou o santo, e eu resolvi abrir a massa com o rolo, como a minha nonna, e eu me senti o máximo. A última bolachinha do pacote. É muito bom sentir que podemos fazer coisas incríveis, sem máquina. Rindo, eu fiz isso por você, para que você se sinta motivado. Com essa massa básica, você pode preparar, lasanha, tagliatelle, ravioli, caneloni, fagotini, etc. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário