30 de novembro de 2012

FÍGADO A LA TOSCANA COM CEBOLAS ASSADAS.


Eu não sei quem é essa mulher que me permeia,
e que do espelho me olha, entristecida.
Talvez ela seja, para mim, a lua cheia,
que arrasta, sem dó, o mar da minha vida.

Talvez ela seja o que ficou guardado,
o que sobrou depois da tua partida.
Talvez  ela seja o retrato transformado,
de uma mulher em tantas outras dividida.


Eu não sei a quem eu me mantenho fiel, se ao amor ou ao humor. Se o amor me rasga e me estilhaça em mil pedaços, o humor vem, ele me faz rir da minha dor, ele cola os cacos e a dor passa. Eu nunca me retratarei do que disse ou senti na vigência dos meus sonhos, porque tudo o que eu sonhei eu vivi. A vida anda proibindo tudo, mas eu acredito que irmos para a cozinha juntos deveria ser permitido. ...risos...
Vamos para cozinha, com mais um trivial e rústico prato toscano. Vamos sentar no jardim, com o prato no colo e uma taça de Chianti do lado... Quem será cruel o suficiente para me proibir de sonhar?

Ingredientes
 ½ kg de carne de  fígado  de porco
 sementes de funcho
 folhas de louro fresco, 
 azeite extra-virgem.
4 cebolas  assadas
feijão branco
óleo, sal, pimenta do reino e vinagre balsâmico e folhas de louro


Modo de fazer:  A parte mais demorada do prato, é a preparação da cebola. Na receita original, as cebolas são assadas em braseiro quente. Isso pode ser feito numa churrasqueira. Mas, se não for possível, asse as cebolas, embaladas em papel alumínio, no forno mesmo. Seja na brasa ou no forno, as cebolas deves ser assadas até que, pressionando você sinta que ela está macia. Retire do fogo, abra com cuidado o pacote, desfolhe a cebola e tempere com azeite extravirgem, sal, pimenta do reino, vinagre balsâmico e folhas de louro, a gosto.
Limpe o fígado tirando as nervuras e pele sobrejacentes. Coloque de molho em água quente, enquanto prepara com molho de sal aromático, pimenta, folhas de louro e erva-doce. Corte o fígado de porco em bifes  de tamanho médio e tempere com o molho. Frite em uma grelha, e pincele com o tempero usando um raminho de louro. Coloque os bifes numa panela com azeite, regue com um pouco de água e deixe dourar bem. Sirva o fígado com as cebolas e uma boa porção de feijão  branco cozido e temperado. É imprescindível salpicar com pimenta do reino moída na hora.





Nenhum comentário:

Postar um comentário