5 de novembro de 2012

ESPAGUETE COM BERINJELAS E RICOTA


Ela é soberana, poderosa, uma rainha!
E nós lutamos contra ela, sempre em vão.
Ela é nossa, é  nossa deusa, tua e minha,
Nós a chamamos, simplesmente, de  PAIXÃO!  

Eu estou rindo, porque eu tenho um temperamento vulcânico. Eu sempre coloco fogo nas coisas em que eu toco. Acho que é por isso que eu gosto tanto de pratos flambados. ...risos...
Bem, este prato não é flambado, mas pode ser incendiário quando acompanhado de um tradicional vinho da Sicília, um rústico Nero d'´Ávola. E então, quer fazer o teste? Vamos para a cozinha e traga as taças. ...muitos risos...


Ingredientes
380 g de espaguete
2 berinjelas
6 tomates pequenos e maduros
40 g de ricota maturada ralada
1 dente de alho
1 ramo de manjericão
azeite de oliva extravirgem
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer: Lave bem as berinjelas, corte em fatias redondas e fininhas, coloque numa peneira, salpique sal e deixe escorrer por pelo menos 1 hora.
Pele os tomates, corte-os em cubinhos e coloque num escorredor para drenar a água interna.
Descasque o alho, doure numa panela com 4 colheres de azeite, acrescente os tomates cortados, o manjericão lavado e rasgado com as mãos, uma pitada de sal e pimenta do reino moída na hora. Deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos.
Lave as fatias de berinjela para tirar o excesso de sal, seque com papel toalha e frite em óleo quente, até ficarem douradas. Deixe escorrer em papel toalha para retirar o excesso do óleo. Cozinhe os espaguetes al dente,  em bastante água com sal, escorra  e reserve. Despeje na travessa de mesa e cubra com o molho, a ricota ralada e as fatias de berinjelas, conservando algumas para decorar. Se a preparação ficar muito seca, junte um pouquinho de água do cozimento, decore e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário