28 de setembro de 2012

LOMBO À CAMPONESA

(Nesta noite de lua cheia, eu caminho, descalça, pelas praias macias e brancas do Rio Tapajós. Com a pele molhada pelas doces águas amazônicas, ainda guardo nos olhos, as cores do por do sol, e o gosto inesquecível da tua boca. Nenhum sonho passa sem deixar as suas pegadas na realidade. Se foi um sonho eu não sei. Eu só sei que eu vivi!)

Eu estou rindo, divertida, porque eu misturo  sonho com lombo de porco. Mas, ambos são bons! risos...
Vamos para a cozinha, preparar essa carne maravilhosa? Vamos deixar as janelas abertas para a lua entrar e nos fazer companhia.
Vale lembrar que, a carne de porco é mais saborosa quando servida quase fria. Pegue o seu avental e siga-me! ...risos...

Ingredientes
1,200 g  de  lombo de porco
sal e pimenta a gosto.
3 dentes de alho
2 cenouras
2 cebolas
1 amarrado de salsa
4 cebolinhas verdes
3 folhas de louro
1/2 xícara (chá) de óleo
1 colher de manteiga

Modo de fazer: Tempere o lombo de porco com sal e pimenta. Perfure a carne e introduza o alho picado. Coloque numa panela grande as cenouras raspadas e cortadas em rodelas, as cebolas cortadas em 4, a salsa, a cebolinha e o louro amassados. Cubra com água quente e deixe ferver 10 minutos. Junte a carne, tampe a panela e cozinhe mais 35 minutos. Retire a carne do fogo, reservando 4 colheres (sopa) do caldo do cozimento. Coloque a carne numa assadeiro com o óleo e leve ao forno forte, a 200 ºC, por 30 minutos ou até que esteja assada. Passe a carne para a travessa de servir, corte em fatias, junte o caldo reservado na forma e mexa bem, até soltar a crosta. Junte a manteiga e sirva o assado com o molho à parte. Se quiser, você pode envolver a peça de lombo em tiras de bacon, amarrando bem antes de levar ao fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário