6 de agosto de 2012

CREPES À MODA RUSSA

Quando a tristeza tenta me pegar, eu me lembro que eu tenho saúde, sou capaz e inteligente,  tenho senso de humor e tenho você. Se eu tenho você, o que pode me fazer falta? Se  a louça está suja, é porque eu tive a felicidade de cozinhar e comer, o que muita gente não faz porque não sabe, porque não tem ou porque não pode. Essa consciência me traz uma grande felicidade. Reflexão a parte, vamos para a Rússia, em nossa viagem maluca pelas cozinhas do mundo.

Ingredientes
1 tablete de fermento para pão (15g)
1/2 litro de leite
350 g de farinha de trigo
3 gemas
1 colher (chá) de sal
3 claras em neve
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina

Modo de fazer: Dissolva o fermento em 1/2 xícara (chá) de leite morno, junte 1/2 xícara (chá) de leite morno, misture bem, cubra e deixe crescer até dobrar de volume. Quando o fermento já tiver dobrado de volume, junte-o ao restante da farinha de trigo peneirada, às gemas e ao sal. Acrescente nessa mistura, aos poucos, o restante do leite morno. Bata sempre, até obter uma massa lisa e sem grumos. Cubra a massa e deixe descansar por 30 minutos. Passados os 30 minutos, junte à massa às claras em neve e misture bem (a consistência correta é meio mole). Aqueça 1 colher (sopa) de manteiga numa frigideira pequena e espalhe a massa em pequenas porções. Frite as panqueca po 2 a 3 minutos de cada lado. Conserve aquecida enquanto prepara as demais, utilizando o resto da manteiga. Sirva essa panqueca quente e acompanhada em recipientes, à parte, com manteiga derretida, creme de leite, limão, presunto. Se quiser pode substituir o presunto por salmão ou caviar;

Nenhum comentário:

Postar um comentário