20 de abril de 2012

LAGOSTA À THERMIDOR

Adoro a história deste prato. Eu me criei na roça e nunca sequer tinha visto uma lagosta na minha vida. Um dia, ao sair do meu treino de Kung Fu, eu passei na feira e vi uma lagosta enorme e ....viva. Eu comprei, levei para casa e simplesmente não sabia o que fazer com aquele bicho cheio de antenas. Eu liguei para restaurantes finos e ninguém se dispôs a me dizer como preparar a lagosta. Naquela época internet era coisa do futuro. Eu fui até uma livraria e comprei um livro de receitas onde tinha esta receita. Então eu fiz o prato e foi um sucesso. Mas até hoje eu me lembro dessa história e rio sozinha...
.
Ingredientes
4 lagostas de 750 g cada
6 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de farinha de trigo
sal a gosto
1/8 de colher (chá) de noz-moscada
1/8 de colher de chá de páprika
1 1/2 xícara de creme de leite
3 colheres de sopa de vinho xerez seco
1/2 xícara de queijo prato ralado grosso
salsinha para enfeitar.

Modo de fazer: Numa panela grande, ferva água suficiente para cobrir a lagosta. Mergulhe a lagosta na água e ferva por 12 ou 15 minutos, ou até ficar com a carapaça vermelha. Quebre as perna para retirar a carne. Retire a cabeça e tire a carne. Faça um corte no dorso e retire a tripa e a carne da cauda. Lave bem a carapaça e reserve. Numa panela derreta a manteiga em fogo médio, adicione a farinha de trigo, o sal, a noz-moscada, a páprika e mexa bem. Acrescente o creme de leite e o vinho e deixe cozinhar até engrossar, mexendo constantemente. Junte a carne da lagosta fatiada até a carne aquecer. Coloque essa mistura na carapaça e salpique com o queijo, Ponha no forno até derreter o queijo. Sirva decorado com salsinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário