4 de março de 2012

PÃO ITALIANO ESPECIAL


Pronto para comer!
 Este pão não é aquele pão cascudo que conhecemos como Pão Italiano. É uma deliciosa receita de pão de uma italianada maluca, a minha família. Essa receita tão querida, eu a escrevi acompanhando a minha mãe no preparo, quando tinha 9 anos. Minha mãe era analfabeta, mas inteligente como eu (risos). Ela me pediu para registrar e eu o fiz. Quando todo mundo acreditava que a receita estava perdida, eu a postei. Aproveitem porque ela é muuuuuuuuuito boa! Mas se você quer fazer o 

PÃO ITALIANO clássico, é só pegar a minha receita, inclusive do fermento natural.



A massa




Ingredientes: 

1/2 kg de farinha de trigo

1 tablete de fermento biológico fresco
2 ovos 
O recheio
3 colheres de banha ( pode ser manteiga ou margarina - naquela época,nós só tínhamos banha) 
1 colherinha de sal e uma colher das de sopa de açúcar
1 copo de leite morno. Desmanche o fermento no leite morno, junte sal, o açúcar, a gordura e o ovo e adicione a farinha. Amasse até obter uma massa que não grude na mão. Deixar crescer.

Recheio
1 kg de tomate pelado e sem semente picado
1 cebola média picada em cubinhos
1 pires de queijo ralado
1/2 xícara (chá) de azeitonas pretas picadas
250 gramas de salsicha
250 gramas de linguiça fresca ( se a linguiça for grossa, passe pela máquina de moer carne na peça fina ou passe pelo processador, para não deixar pedaços grandes no recheio)
3 ovos crus

1 xícara (chá) de cheiro verde picado
Pronto para ir ao forno
sal, pimenta e azeite, a gosto.

Modo de fazer: Tire a pele da linguiça. Se a linguiça tiver pedaços grandes, passe pelo processador e coloque em uma tigela grande..Pique as salsicha em rodelas finas, junte os tomates picados, o cheiro verde e a cebola picadinha, tempere com sal e azeite e amasse bem, até ficar bem homogêneo. Junte os ovos e o queijo e misture bem
Depois que a massa dobrou de tamanho, amasse novamente muito bem, estenda a massa já crescida do pão, recheie, enrole. Feche bem as extremidades.
pincele os pães com gema de ovo, deixar crescer e asse em forno moderado, até dourar.












Nenhum comentário:

Postar um comentário