Massa: 5 xícaras rasas de farinha de trigo
3 gemas, uma colher rasa (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
50 g de fermento biológico
1 copo de leite morno
Bata todos os ingredientes, menos a farinha de trigo, no liquidificador. Despeje o líquido numa tigela e adicione a farinha de trigo e amasse bem. Deixe descansar por 1 hora.
Recheio: 1 xícara de coco ralado
1 copo de açúcar
2 colheres de manteiga
Bata até formar um creme
Calda: 1 copo de leite
1 copo de açúcar, 1 colher (café) de baunilha e uma colher (chá) de canela. Ferva tudo até engrossar um pouco.
Modo de fazer: Amasse novamente a massa já crescida, retire uma pequena parte, estenda com o rolo numa espessura de 1/2 cm e forre o fundo de uma assadeira de torta, untada com manteiga. Abra a massa restante, também com 1/2 cm, espalhe o recheio sobre ela, enrole como rocambole e corte e em rodelas de 3 cm de espessura. Coloque as rodelas bem juntinhas, com o lado do corte viradas para cima, sobre o fundo forrada de massa. Espere crescer, até dobrar de volume e leve para assar em forno quente. Quando estiver assado, apague o forno, despeje a calda por igual e volte a assadeira para o forno desligado, até que esfrie de uma vez.
Dicas: eu gosto de espirais menores porque fica mais bonito e também costumo colocar passas no recheiro.
Ao redor dessa mesa alegre, com as comidinhas mais sacadas aprendidas ao longo de uma vida, vivemos momentos marcantes, divertidos e emocionantes. Desfio aqui o rosário de muitas contas das nossas receitas preferidas, algumas criadas por mim, para atender ao gosto dos filhos. São minha receitas imperdíveis. Aquelas que a gente tem medo de perder.Algumas por serem clássicas e espetaculares,outras por guardarem memórias de infância, momentos inesquecíveis..
Nenhum comentário:
Postar um comentário