14 de junho de 2016

ESCONDIDINHO DE MORANGOS COM FAROFA



Eu dormi no verão e acordei no outono.
Pela minha janela entra  um vento frio.
O vento veio interromper o meu sono,
mas  meu desejo corre, como um rio...

Eu adormeci no céu da tua boca,
envolvida no calor do teu abraço,
enquanto a vida me parece ser tão pouca,
 o  teu amor preenche todos os espaços...

Eu adormeci no calor de um verão,
no trem de um tempo que não volta mais,
e eu renasci com o toque da tua mão,
no encantamento dos mais belos rituais.

Enquanto eu sinto a minha pele arrepiada,
e é você quem me provoca o arrepio,
eu não consigo mais pensar em nada,
e o teu amor me inunda, como um rio...


Noite de outono, fria e estrelada. Um vento gelado uiva na janela. Além do inusitado frio, o outono chega com os sedutores vermelhos dos morangos, com o convite ao aconchego, ao acolhedor fogo do afeto. Este cenário que clama pela calor da convivência, pode ser enriquecido por uma torta de morangos, rica e saborosa.  Esta receita tem o sotaque italiano, que eu tanto amo. Como estamos na temporada de morangos, vamos inovar com uma nova versão das tradicionais tortas de morangos. O nome original é Sbriciolata alle fragole, mas nós vamos chamá-la, carinhosamente de escondidinho de morangos com farofa. ...risos...
Vamos para a cozinha, porque a vida é muito grande, para ser insignificante.

Ingredientes:
220 g de farinha de trigo
200 g de fubá
50 g de farinha de amêndoas
100 g de açúcar
100 g  de manteiga gelada
1 gemas de ovos + 1 ovo
2 g de sal
20 g de açúcar  para polvilhar

Creme:
400 ml de leite
3/4 de xícara (cha) de açúcar
1 colher (sopa)  de fécula de batata
1 fava de baunilha

Recheio de morangos
300 g de morangos
50 g de açúcar
raspas de 1 de limão

Modo de fazer: Lave e corte os morango, seque e corte em cubos grandes. Coloque o açúcar em uma frigideira, com as raspas do limão. Junte os morangos e mexa durante uns 5 a 6 minutos, até os pedaços de morangos ficarem desintegrados, e reserve.



Prepare o creme, colocando o leite em uma panela junto com a polpa e as vagens de baunilha , até levantar fervura, e retire do fogo. Bata as gemas em uma tigela, com o açúcar e a fécula de batata. Adicione um pouco de leite, para diluir a gema na tigela. Misture as gemas batidas ao leite com baunilha, e misture bem, e mexa até engrossar. Despeje o creme na tigela e cubra com um filme plástico.

Prepare a massa, misturando a farinha com o fubá,  a farinha de amêndoa e o açúcar em uma tigela.
Corte a manteiga fria em cubos e adicione aos ingredientes secos, e comece a amassar com a ponta dos dedos, para não aquecer.  Adicione, em seguida, o ovo e a gema de ovo, e continue a amassar com a ponta dos dedos, até obter uma farofa. Forre uma forma untada com papel manteiga, com a metade de farofa, apertando levemente. Espalhe os morangos refogados sobre a farofa, cubra com o creme, Alise com as costas de uma colher, e cubra com o resto da farofa. Asse em forno preaquecido a 180 graus, por 30 minutos. Deixe esfriar, desenforme, polvilhe com glaçúçar e sirva frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário