9 de outubro de 2014

SOUFLÊ DE GOIABA COM CHOCOLATE BRANCO

Fonte: Revista Caras
Tem muitas coisas que me deixam fascinada,
e que despertam o dragão do meu instinto.
É a coleção de sensações, inesperada,
e a  explosiva expressão do que eu sinto.

São  as batidas ritmadas do tambor,
é a lua cheia se elevando no horizonte,
é a silenciosa expressão do teu amor,
que é como um rio, atravessando a ponte.

São os perfumes do jardim, na madrugada,
é o desejo que desperta os meus sentidos, 
é a minha alma com a tua,  misturada,
é a tua voz, sussurrando, em meus ouvidos.

É a brisa fresca atravessando a janela,
são as cortinas flutuando, com leveza,
é a luz do fogo que consome a vela,
e incrível luz dos teus olhos, sempre acesa.

Fascinada! Eu me sinto fascinada e perdida na luz do luar! Noite de primavera e eu, embriagada com tantas belezas, estou planejando coisas boas. Mais do que boas! Deliciosas! Eu estou planejando ir para Fernando de Noronha, mas antes nós podemos ir para a cozinha. O prato de hoje é fresco e alegre como a primavera. É um souflê de goiabas com chocolate branco. Vamos para a cozinha? Pegue o teu avental e vamos para a cozinha, mas depois nós podemos ir comer essa maravilha no jardim, admirando esta fantástica lua cheia. ...risos...

Ingredientes:
1 kg de goiabas vermelhas e maduras
4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
3 claras em neve
10 colheres (sopa) de açúcar refinado
1/2 litro de creme de leite fresco
1 xícara de raspas de chocolate branco
raspas de goiaba e de chocolate
cerejas.

Modo de fazer: Descasque as goiabas, tire as sementes e bata a polpa no liquidificador, até obter um purê. Despeje a polpa em uma panela com o açúcar de confeiteiro, leve ao fogo e cozinhe até encorpar. Em um recipiente, misture as claras com o açúcar, misture bem e amorne levemente, em banho maria. Cuidado para não cozinhar. Bata essa mistura em uma batedeira, até obter um merengue com picos firmes. Junte o purê de goiaba, e misture com delicadeza, para não perder a aeração do merengue, e reserve. Bata o creme de leite fresco e gelado, em ponto de chantilly, com picos macios. Misture o chocolate e o creme de goiaba. Forre uma assadeira para souflê, com papel manteiga. Despeje a mistura do souflê na forma, alise com uma espátula e deixe no congelador por 2 horas. Sirva com raspas de goiaba, chocolate e cerejas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário