29 de junho de 2014

TRUTA COM MOLHO DE LIMÃO E ALCAPARRAS







A maioria das coisas existem no conforto da lógica, do equilíbrio e da razão. Outras coisas, aquelas coisas, que nos põem brilho nos olhos, elas aceleram o coração, e elas   patrocinam momentos especiais e fazem a vida valer a pena, essas coisas, muitas vezes necessitam  de uma boa dose de loucura, para que elas aconteçam. É preciso dar um passo além, na direção do abismo, do desconhecido para que elas possam acontecer.
Eu não exito em dar um passo adiante, em tua direção, mesmo sabendo que existe um abismo diante de mim. Eu  acreditarei  até o fim, que o teu  amor me dará asas... (...risos...). 
Um melancólico fim de domingo, com muitas e quietas estrelas me fazendo companhia.
Para desalojar esta desconfortável sensação, que tal nós irmos para a cozinha. A cozinha é uma usina de magias, de doce e acolhedor calor, de encantadores cheiros e perfumes.
O prato de hoje é uma truta do meu jeito, com molho de limão e alcaparras e polvilhada de amêndoas tostadas. Servida com batatas ao alecrim e uma verde e alegre salada, é uma refeição, acompanhada de um vinho branco de uvas Sauvignon Blanc, é uma celebração. Vamos celebrar juntos, à vida e os seus mistérios! ...risos...

Ingredientes:

Servida com arroz preto.  Divino!



 4 trutas limpas e sem espinhas
1 dente de alho amassado,
½ limão
Sal e pimenta do reino a gosto. Lembre-se que as alcaparras do molho são muito salgadas.
2 colheres (sopa) rasa de manteiga,
50 g de alcaparra,s lavadas e escorridas, para reduzir a concentração de sal
50 g de amêndoas tostadas
suco de um limão
100 ml de água

Acompanhamento:
4 batatas médias cozidas AL dente, com casca
1 colher de manteiga
2 colheres de azeite
1 raminho de alecrim fresco, bem picado


Modo de fazer: Lave bem as trutas, e tempere com a mistura do alho, o suco de ½ limão, e um pouco de sal e pimenta do reino. Deixe marinar por 15 minutos. 
 Aqueça previamente uma travessa onde irá servir o prato. Passe as trutas na farinha de trigo, bata para tirar excesso, e doure em uma frigideira tefal, na mistura de manteiga e azeite aquecido. Doure dos dois lados. Eu douro primeiro o lado sem pele e depois o lado com a pele. Retire da frigideira e coloque na travessa onde irá servir e reserve. Coloque mais uma colher rasa de manteiga, na frigideira da fritura, e adicione o suco do limão, a água e as alcaparras. Deixe ferver para reduzir um pouco. Distribua o molho sobre as trutas e salpique com as amêndoas tostadas. 

Descasque as batatas e corte-as em tiras não muito finas. Aqueça a manteiga com o azeite e frite rapidamente o alecrim bem picado. Frite as batatas até incorporar bem o sabor.
Sirva acompanhando as trutas. Uma salada verde, temperada com limão rosa dá um toque alegre e fresco. Uma taça de vinho de uvas Sauvignon Blanc, da Serra Catarinense, dá o toque festivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário