8 de maio de 2014

QUICHE DE MANDIOQUINHA E LINGUIÇA PORTUGUESA DEFUMADA


São mais do que palavras, esta declaração,
este gesto de paixão, esta dispersão poética,
é a semeadura da minha emoção,
é o amor que ultrapassa o limite da métrica.
É mais do que a expressão da minha fantasia!
É uma inundação, é um mar de sensações,
é a onda que me invade, é a droga que vicia,
é a grande energia que explode nos vulcões..
Assim é esse amor, que derruba as fronteiras,
entre o real e o sonho, a alma e a libido,
porque a vida é um sopro, é nuvem passageira,
porque somente amando, a vida faz sentido.



Um fim de tarde tão encantado, que até o sol, atordoado, deitou-se no poente incendiado, e lá ficou,
até que a noite, sedutora e cheia de estrelas, chegou.
Rindo, eu penso que eu deveria cozinhar para os anjos, porque eles tem infinita paciência, ao contrário de você, que é tão impaciente. Eu jogo pesado, com a minha paixão pela vida, mas eu jogo limpo.
Pegue o teu avental e me siga, porque hoje, o jogo é dourado e delicioso. Como humilde pedido de desculpas, aqui vai esta quiche cheia de cores e sabores, cheia de perfumes e delícias.  Com uma taça de vinho, o meu pedido de desculpas vira uma declaração de amor! ....risos...

Ingredientes
Massa

1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 1/2 colher (sopa) de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de aveia
½ colher (café) de sal
3 colheres (sopa) de água fria

Recheio
400 g mandioquinha cozida em cubos
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1 linguiça portuguesa picada em cubinho bem pequenos
2 ovos ligeiramente batidos
½ xícara (chá) de requeijão
1 caixinha de creme de leite
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de fazer: Em uma vasilha grande, misture todos os ingredientes secos, com os dedos. Adicione a água fria, colher a colher, misturando com a ponta do dedos, até que a farofa da massa comece a dar liga. Amasse rapidamente, apenhas para agregar a massa, sem sovar. Faça uma bola, embale em filme plástico e leve à geladeira, por 20 minutos.
Descasque e cozinhe a mandioquinha, até ficar macia. Coloque a manteiga em uma frigideira, e salteie a mandioquinha cozida. Adicione, ao final, a salsinha picada.
Em uma tigela, bata os ovos, o creme de leite, o requeijão e o parmesão ralado, e misture bem.
Forre o fundo de uma assadeira de fundo removível, untada com manteiga. Você pode usar, também, um refratário, ou até fazer mini quiches.
Frite a linguiça picadinha, e doure em uma frigideira, até dourar e liberar o excesso de gordura.
Retire e seque com papel toalha. Coloque a metade da linguiça sobre a massa e cubra com 1/4 do creme. Coloque a mandioquinha refogada e cubra com o restante do creme.  Salpique os cubinhos restantes  da linguiça sobre o creme e polvilhe o parmesão ralado. Leve ao fogo para gratinar, em forno preaquecido a 190ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário