18 de maio de 2014

PÃO DE BATATA DOCE DO MOSTEIRO DE SÃO BENTO

Fonte: Folha de São Paulo

A tarde está imóvel! Nenhuma folha se mexe! É aquele silêncio que prenuncia a tempestade. Nenhum passarinho canta, em uma muda reverência. Eu estou perdida em mim, porque você me deixou.. Eu tento me encontrar, em vão, porque eu só me encontro, em você! Eu sei! Eu sei! Eu sou muito dramática, às vezes, mas você sabe, para mim, nada é metade, nada para mim é fração. Tudo para mim é inteiro, intenso, total, verdadeiro! Tudo para mim, é paixão! ...risos...
Para você que, como eu está entediado, venha brincar de fazer pão, comigo, porque a vida é linda quando nós compartilhamos pequenos tesouros.
Há um mágica sedução nas receitas conventuais, com seus seculares, às vezes até milenares, segredos e mistérios. Há muito mais de que religiosas doutrinas, entre as restritivas paredes dos mosteiros. Já no século 6, uma das regras de ouro do Beneditinos adverte que  a ociosidade é inimiga da alma e que os monges devem viver do trabalho de suas mãos. E assim, esta regra deu origem a um rico e divino cardápio de pães, bolos, doces, biscoitos e licores, que seduzem os paladares de crentes e infiéis. Com uma lista de delícias de nos fazer comer rezando, o tradicional Mosteiro de São Bento, em São Paulo, oferece aos fiéis (e infiéis) consumidores maravilhosos produtos, cujas receitas são guardadas a sete chaves pelos monges, dentre os quais, o Pão de São Bento, feito de mandioquinha, em homenagem ao Papa Bento XVI, o Bolo dos Monges, à base de frutas, como a banana, a ameixa e a uva passa e o Bolo de Santa Escolástica, feito de nozes e maçãs. Em um gesto de generosidade,  o Frei Bernardo divulgou um dos seus segredo, através da Folha de São Paulo: o Pão de Batata Doce. Eu vou contar este segredo, só para você! ...risos...
Vamos para a cozinha, amassar, apertar, esticar a massa de mais este divino pão, porque nós merecemos este delicioso privilégio.

Ingredientes:

30 g de fermento biológico
1 1/2 xícaras (chá) de água morna
1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (chá) de sal
2 xícaras (chá) de purê de batata-doce
4 xícaras (chá) de farinha de trigo

Modo de fazer: Cozinhe 500 g de  batata-doce. Descasque e passe pelo espremedor e reserve. Dissolva o fermento com a água morna. Junte o óleo, o açúcar, o sal e o purê de batata-doce. Coloque a metade da farinha e misture bem. Acrescente o restante e amasse por 10 minutos. Essa é a parte que mais me diverte! Cubra a massa e deixe crescer em um lugar sem corrente de vento. Eu uso o microondas desligado. Sove novamente.  Hehehehe!!!!  Modele o pão, conforme o seu modelo predileto. Coloque em fôrma untada e enfarinhada. Pincele com gema. Cubra e deixe crescer por uma hora. Asse em forno preaquecido, por uma hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário