5 de janeiro de 2014

PÃO DOCE ALLA GENOVESE

Tarde linda de domingo. Este é o primeiro domingo de 2014. Eu estou triste! Está faltando um pedaço de mim, estão faltando os sorrisos amados. Eu estou carente de sorrisos amados. ....risos....
Vamos brincar de fazer pão! Experimente! É muito divertido! Eu gosto de receitas tradicionais que tenham mais de sabor. Eu gosto que elas tenham história. Esta receita tem. Senta que la vem a história! Este pão tem origens persas. Era um pão ritual. No amanhecer de cada ano novo, o mais jovem dos súditos, levavam de presente este pão doce, tão rico de sabores, para o Rei, como uma demonstração de boa vontade, e esse pão era dividido entre todos os dignatários da corte. Ainda hoje, nas mesas da Ligúria , é sempre o mais jovem membro da família, quem traz para a mesa o pandolce, sempre coroado por um ramo de louro, símbolo da riqueza e da fortuna.
Hoje  nós podemos comprar o "pandolce"  nas boas casas do ramo, mas, antigamente, cada família tinha a sua secreta receita, que era transmitida de geração a geração. Como o crescimento deste pão necessita de calor constante, alguma mulheres levavam a massa do pão para a cama, para mantê-lo quente. Céus! As mulheres mudaram muito de lá para cá! ....risos...
Vamos para a cozinha, porque hoje tem diversão e tradição, mas não espere que eu vá dormir com a massa do pão. A máxima concessão que eu posso fazer, é dormir com o pão. ...muitos risos....

Ingredientes:
500 g de farinha
1 xícara de água morna
25 g de fermento biológico fresco
150 g de açúcar
1 colher de chá de sal
100 g de manteiga amolecida
100 g de uvas passas umedecidas e escorridas
25 g de laranja cristalizada
30 g de pinoles
1 colher de chá de sementes de erva doce
um raminho de louro para decorar.

Modo de fazer:  Dilua o fermento com um pouco de água morna e uma colher de chá de açúcar, em seguida, misture com 50 gramas de farinha , cubra e deixe fermentar por cerca de 30 minutos.   Misture a farinha restante com o sal, faça um monte sobre a superfície de trabalho, coloque, no centro, o açúcar, a manteiga e a mistura de fermento, sove a massa até obter uma consistência macia . Misture as passas , a laranja cristalizadas picadas, os pinoles e as sementes de erva-doce . Transfira a massa em uma tigela untada, cubra e deixe crescer por 2-3 horas protegida das correntes de ar. Quando a massa dobrar de volume, transfira para a superfície de trabalho e faça um pão de forma redonda e coloque-os em uma assadeira forrada com papel manteiga untado. Cubra com um pano de prato e deixe crescer por cerca de 2 horas. Faça alguns cortes rasos na superfície e, depois de crescido, asse em forno preaquecido a 190 graus C, durante cerca de 1 hora. Depois de assado, retire do forno, deixe esfriar à temperatura ambiente, em seguida, transfira  o pão doce para uma travessa. Decore com um raminho de louro. Fica lindo com uma pequena coroa de louro. Sirva e tenha vida longa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário