9 de dezembro de 2013

PASTEIS DE ANGÚ com BANANA E CARNE MOÍDA

"Eu não me lembro mais qual foi o nosso começo. 
Eu sei que não começamos pelo começo. 
Já era amor antes de ser." 

Clarice Lispector 

E foi assim,
sem nós sabermos se seria no futuro ou
se foi no passado,
que nós encontramos esse amor,
muito antes começado.
E foi assim,
perdida neste mar de sentimento,
que eu voltei para mim
e encontrei você morando dentro.
Não há como eu fugir
ou eu ir embora,
se este amor continua a consumir
e se você sempre me espera, lá fora..

Eeeeeeeeeeeeeeebaaaaaaaaaa! Meu Deus! Como se traduz um entusiasmo tão grande! ...risos...
Eu estou pensando em minha virada de ano em Uba! Eu estou pensando na maravilhosa sensação de ver o ano mudar, com as ondas do mar beijando os pés. Na virada deste ano, uma espetacular lua cheia veio participar da festa. O mar estava calmo e morno. Vamos comemorar juntos este ano?
Bem, e onde entra na história o pastel de angú! É simples!  Na serra, a caminho de Uba, tem um barzinho que vende esta delícia. Entendeu agora! Eu já estou indo para Uba, em minha memória e em meu sonho. Vamos para Uba, porque a cozinha hoje, é de botequim ....risos...
Boa noite, para você que ama virada de ano na praia, boa noite para você que passa a virada de ano na neve. Se a gente misturar tudo, a temperatura fica perfeita! 

Ingredientes:
1 l de água
4 xícaras (chá) de farinha de farinha de milho amarela
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de chá de sal
1 ovo
1 pitada de bicarbonato
1/2 copo (americano) de farinha de mandioca

Recheio: 
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
6 bananas cortadas em rodelas finas

Se você quiser fazer o pastel salgado
500 g de carne moída fina
1 cebola picadinha,
1 dente de alho amassado
1 tomate maduro, sem pele e sem sementes, picadinho
2 colheres de cheiro verde picadinho
2 colheres de óleo

Modo de fazer:  Coloque a metade da água para ferver com com o óleo e o sal, misture as farinha em uma recipiente e esfarele bem os flocos. Assim que a água estiver borbulhando, coloque o bicarbonato e em seguida vá acrescentando a água fervendo às farinhas, mexendo com uma colher de pau, cuidando para não empelotar. Acrescente, em seguida, a água fria, aos poucos, amassando com as mãos,  até obter uma massa maleável e que dê para abrir. 
Prepare os recheios:
Em um panela, refogue o alho e a cebola e, em seguida adicione a carne moída. Frite bem e acrescente o tomate picado. Tempere com sal e pimenta a gosto e acrescente, por último, o cheiro verde.
Abra a massa, corte  círculos com um copo de boca larga e recheie. Para fazer os pasteis doces, coloque rodelas fininhas de banana, polvilhada com açúcar mascavo, feche bem e aperte as bordas com um garfo.
Para fazer os pasteis salgados, coloque 3 rodelas finas de banana e uma pequena porção do recheio de carne moída. Feche e aperte as bordas com um garfo. Frite em óleo bem quente, suficiente para cobrir os pasteis, sem mexer até que começar a dourar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário