10 de setembro de 2013

BOLO CREMOSO DE FUBÁ

Eu estou chorando, no escuro, e mesmo estando a luz acesa, eu estou presa, entre os muros, da minha imensa tristeza...

A minha mãe nos deixou, faz 2 meses. Eu nem sempre sou capaz de realizar que ela nunca mais vai voltar. Muitas vezes eu me vejo escolhendo algo que ela gostava, como um roupa ou uma comida. Mas são as orquídeas, que ela cultivava e ela tanto amava, que me trazem a dolorosa certeza que ela nunca mais vai voltar. Eu choro, então. Mas hoje, a minha mãe me trouxe uma alegre lembrança, nesta bolo que ela me ensinou, quando eu ainda era uma menininha. Eu me lembro do sabor delicado do bolo, eu me lembro do minha incontida alegria e do orgulhoso olhar da minha mãe. Eu estou compartilhando, com você,  a energia deste  momento de felicidade, quando eu aprendi a cozinhar. Boa tarde, para você que compreende os delicados significados do amor.

Ingredientes:
4 ovos
1 copo de fubá  (200 g)
1 copo de queijo canastra ou meia-cura ralado (200 g)
50 g de de coco ralado
1 copo de açúcar (200 g)
1 copo de óleo de soja (200 ml)
1 copo de leite frio (200 ml)
1/2 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa bem cheia de fermento em pó
Açúcar refinado e canela em pó para polvilhar a gosto.

Modo de fazer:  Bata os ovos com o óleo, o leite, a farinha de trigo, o fubá, o açúcar e o sal. Despeje a massa em uma tigela e acrescente o queijo, o coco ralado e o fubá, e incorpore bem.  Por último, acrescente a colher bem cheia de fermento em pó e misture bem. Despeje tudo numa assadeira  retangular média, untada e enfarinhada e asse por 40 minutos, em forno preaquecido. Retire do forno e polvilhe com o açúcar refinado misturado com a canela em pó. Corte em quadradinhos e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário