18 de junho de 2013

CANELONE INTEGRAL DE PALMITO E FRANGO

Todo mundo sabe que o processamento empobrece os alimentos, retirando vários nutrientes, vitaminas e fibras. Embora os alimentos refinados sejam mais baratos e práticos, é importante a inserção de alimentos integrais na nossa alimentação. Carregados de fibras, os alimentos integrais mantém a sensação de saciedade por mais tempo, auxiliando nas dietas para perda de peso. Eu amo os alimentos saudáveis, ricos em nutrientes e muito saborosos. Criação do Chef Lauro Lucchesi, aqui vai uma receita que vai conquistar você. Você pode utilizar uma massa pronta, mas vai desperdiçar a metade do prazer. É uma maravilha à parte, você combinar os ingredientes e vê-los se transformando num delicioso e sagrado alimento. Vamos para a cozinha, porque hoje a comida é deliciosa e saudável, porque eu quero que você viva para sempre. ...risos...

Ingredientes350 g de farinha de trigo branca
250 g de farinha de trigo integral
6 ovos
1 colher (chá) de chia, amaranto ou linhaça
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de azeite
50 ml de vinho branco seco
50 ml de água morna, se necessário.

Recheio
300 g de palmito em conserva, drenado
250 g de peito de frango, cozido com água, sal e folhas de louro
1 cebola média raladinha
2 dentes de alho picadinhos
1 colher (chá) de noz-moscada ralada
2 xícaras (chá) de molho bechamel
5 galhos de salsinha verde, picadinha
1 generosa colher de manteiga sem sal
200 g de creme de leite
1 generoso fio de azeite bom
120 g de parmesão grosseiramente ralado
sal, pimenta e orégano a gosto.

Modo de fazer: Misture bem as farinhas em uma tigela redonda, faça um montinho com uma cavidade no meio e coloque os ovos, as sementes, o sal, o azeite e o vinho. Se necessário, use um pouquinho de água morna. Comece a misturar os ingredientes, de dentro para as bordas. No começo gruda nas mãos. Não desanime! Transfira para uma lisa, polvilhada com farinha e trabalhe a massa por alguns minutos, até ela se render, macia e lisa. Envolva em um filme plástico e deixe em lugar fresco, sem muita luz, para descansar por meia hora. Depois de uma surra, ela merece descansar.

Enquanto ela descansa, prepare o recheio. Cozinhe o frango, temperado com água, sal e folhas de louro. Depois de cozido, desfie a carne do frango, livre de ossos, pele e gorduras. Passe rapidamente pelo processador, o frango e o palmito. Em uma panela média, aqueça a manteiga e um fio de azeite, refogue a cebola e o alho, até ficar transparente. Junte o frango com o palmito e mexa. Adicione 1xícara de molho bechamel, tempere com noz-moscada, acerte a pimenta e o sal. Coloque uma pitadinha de orégano seco e junte a salsinha picada. Reduza o fogo, deixe cozinhar por 5 minutos e reserve.

Corte a massa em três pedaços similares, e abra com o rolo, em lâminas de 2 mm de espessura. Você pode usar a máquina de macarrão. Corte em pedaços de cerca de 14 cm por 14 cm e cozinhe, em bastante água com uma colher de sal grosso, por cerca de 5 minutos. Retire da água, escorra e acomode num guardanapo imaculadamente limpo, para secar um pouquinho.

Monte os canelones, colocando uma boa porção de recheio sobre a massa e enrole. Acomode os canelones num refratário untado com um fio de azeite e manteiga. Junte o restante do molho bechamel com o creme de leite e o queijo ralado. Cubra os canelones com a mistura, distribua um fiozinho de azeite por cima, polvilhe um pouquinho de orégano e leve ao forno preaquecido a 160ºC, por 20 minutos, ou até que os canelones fiquem dourados. Sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário