15 de maio de 2013

ARROZ DE PATO À PORTUGUESA


Eu sei que é apenas sonho,
esse amor que palpita,
e tira tudo o que ponho,
mas o meu coração acredita!
Eu sei que é só um sonho
o beijo que me desperta,
o desejo que eu disponho,
mas a minha garganta aperta...
Eu sei que é só um sonho,
essa magia bendita,
essa paixão que eu proponho,
mas o meu coração, acredita...


Rindo, eu estou deduzindo quem, para muitos, a minha poesia torna a comida indigesta, mas, para mim, a boa comida, aquela que encanta os olhos, seduz o olfato e apaixona o paladar, também é poesia. Uma poesia concreta! Uma celebração dos sentidos, porque quando comemos, nós utilizamos todos os nossos sentidos. Se você não gosta da minha poesia, talvez possa gostar deste clássico e denso prato. Vamos para a cozinha? Pegue o teu avental e siga-me, porque esta é a parte que eu mais gosto. ...muitos risos...

Ingredientes
1 pato grande e limpo
250 g de arroz
1 1/2 l de água
1 cebola média
100 g de toucinho defumado
150 g de presunto
250 g de linguiça portuguesa
1 cenoura média
50 g de manteiga
6 grãos de pimenta e sal a gosto
2 gemas batidas


Modo de fazer: Em uma panela grande, refogue o toucinho defumado, até liberar um pouco de gordura. Nela, refogue levemente a cebola cortada em rodelas finas. Junte os miúdos do pato, a cenoura cortada em rodelas, o presunto e a linguiça inteira, cubra com a água fria, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar.  Quando estiverem  cozidas, retire as carnes e coloque o pato na mesma panela, para cozinhar. Quando a ave estiver quase cozida, retire-a da panela, coe o caldo e cozinhe, neste caldo, o o arroz. Quando o arroz estiver cozido, faça uma camada em um refratário, corte o pato em pedaços e disponha sobre o arroz. Cubra com o restante do arroz, pincele com 2 gemas batidas e decore com o presunto cortado em cubinhos, a linguiça cortada em rodelas. Leve ao forno preaquecido, apenas para dourar o prato.
Embora a receita original utilize o bacon, o presunto e a linguiça para decorar, eu prefiro reservar uma parte dos ingredientes para decorar e o restante, os miúdo, o presunto em cubos e a linguiça, eu gosto de agregar ao arroz, durante o cozimento.

,

Nenhum comentário:

Postar um comentário