14 de março de 2013

PÃO DE LINHAÇA


Talvez o vento tenha virado a página, talvez a chuva tenha borrado a tinta, talvez, algum anjo ciumento, tenha tentado apagar o que estava escrito. Talvez Deus tenha escrito que eu seria  tua para sempre, e depois, ele mesmo tenha se esquecido, mas, ninguém pode apagar o está escrito nas estrelas, nem mesmo o próprio escritor. Eu escrevo para que você nunca se esqueça, eu escrevo, para que Deus não esqueça.


O pão é um alimento muito antigo, de múltiplas formas e texturas e lindos significados. Fazer pão é um grande e mágico prazer. Enriquecer o pão nosso de cada dia com ingredientes funcionais, torna ainda mais prazeirosa a deliciosa tarefa de fazer e comer pão. Vamos para a cozinha, porque hoje tem pão. É dia de amassar, esticar, apertar a massa, assistir a beleza do processo de crescimento e sentir o ar perfumado pelo cheiro mais sedutor, o cheiro de um pão quentinho. Pegue o teu avental, e siga-me, porque hoje nós vamos compartilhar a alegria e o pão.

Ingredientes
1/2 xícara de gérmen de trigo
1 1/2 xícara de farinha de trigo integral
3 xícaras de farinha de trigo branca
1 colher (sopa) de margarina
30 g de fermento biológico
1 colher (café) de sal
1 colher (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de sementes de linhaça
4 ovos inteiros
1 1/2 xícara de leite morno
Sementes de linhaça para polvilhar

Modo de fazer: Misture as farinhas, o gérmen de trigo e a linhaça.  Dilua o fermento no leite morno. Faça um buraco no centro da mistura de farinhas, e vá adicionando um ovo cada vez, e misturando do centro para as bordas. Adicione então, o leite e amasse até obter uma massa que desgrude das mãos. Sove ,por cerca de dez minutos, faça uma bola com a massa, coloque em um recipiente fechado e coberto e deixe descansar por cerca de 40 minutos, ou até dobrar de volume. Quando estiver crescido, coloque em uma superfície enfarinhada, divida a massa em duas partes.  Abra a massa com o rolo e enrole o pão. Coloque os pães em uma assadeira enfarinhada, pincele a superfície com gema de ovo e salpique com as sementes de linhaça. Deixe crescer por mais  30 minutos e asse em forno médio, até ficar dourado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário